Conecte-se conosco

Automobilística

Confira dicas para que seu veículo continue em bom estado por um longo prazo

A manutenção regular do seu veículo é importante por vários motivos. Além dela outras medidas podem ser adotadas para uma boa conservação.

Publicado

em

A manutenção regular do seu veículo é importante por vários motivos. Manter o carro bem conservado ajuda a preservar a parte mecânica, o que evita problemas inesperados e reparos constantes.

A manutenção regular preserva, ainda, o valor venal do veículo. Ela também mantém o carro funcionando com mais eficiência, o que significa que você economiza dinheiro com o tempo.

Com as manutenções, existem ações que você deve fazer na hora de cuidar do seu carro, a fim de garantir que o veículo continue em bom estado por um longo tempo.

  • Certifique-se sempre de que o combustível que você está usando esteja listado para o modelo do seu veículo. Veículos diferentes requerem combustíveis diferentes, caso contrário, você pode causar danos aos sistemas vitais do seu carro. 
  • Evite lavar o carro com detergente, pois seus agentes de limpeza podem remover a cera do exterior de alguns veículos. É importante lavar a área com um sabão próprio para carros e um limpa-vidros específico para o tipo de janela.
  • É desaconselhável ignorar os avisos do visor do painel. Mesmo que isso tenha se tornado uma prática comum, é preciso levar as informações a sério. Um mecânico profissional deve então identificar a causa do aviso e localizar uma solução.
  • Os carros exigem sapatos para dirigir com segurança, e isso inclusive é lei. Os sapatos aumentam a precisão e o controle do motorista. Eles também ajudam a manter o pé do motorista na posição adequada para o uso ideal do freio, acelerador e câmbio. As pessoas que dirigem sem sapatos correm o risco de derrapagens perigosas ao trocar de marcha ou frear, e isso costuma causar acidentes. 
  • É importante sempre usar o óleo correto para o motor específico do veículo, pois isso pode evitar danos ao motor e ao sistema de lubrificação. Isso porque cada motor tem requisitos específicos quando se trata de óleo. Se esses requisitos não forem atendidos, o motor pode ser danificado ou acabar exigindo a substituição de algumas peças.

Tayná Luli, jornalista brasileira, atuante a cinco anos no mercado como redatora, responsável pela apuração, redação e revisão de textos de cunho jornalístico e como produtora na criação de roteiros para programas institucionais em empresas publicas e privadas.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS