Economia
Bom comportamento no trânsito pode render benefícios em 2023 com este programa
Um programa elaborado em 2022 visa beneficiar condutores que tenham boas ações no trânsito. Saiba como fazer parte e o que inviabiliza o cadastro dos motoristas.
Boas condutas devem sempre ser lembradas por sua importância, principalmente quando o assunto é segurança e trânsito. Com um histórico de diversos acidentes fatais por ano, o trânsito brasileiro é repleto de motoristas que infringem a lei de maneira irresponsável e/ou até proposital.
Pensando em atribuir aos bons condutores algum benefício para o incentivo do seguimento das leis, foi criado um cadastro para a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) que visa beneficiar aqueles motoristas que não receberam nenhuma multa ao longo do prazo de 12 meses.
Registro Nacional Positivo de Condutores
Com a finalidade de buscar uma maior conscientização por parte dos motoristas, foi elaborada em julho de 2022 a regulamentação do cadastro para bons condutores. O projeto foi desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), com regulamentação pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contram).
Atualmente, o número de motoristas regulamentados no cadastro chega a 3 milhões, ainda que 500 mil deles não estejam devidamente regularizados com os requisitos do programa segundo o Art 268-A do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O motorista que não atende a tais critérios precisa se atentar a essa questão para garantir os benefícios do programa.
O Registro Nacional Positivo de Condutores está disponível para cadastro desde o dia 13 de outubro de 2022. O motorista pode encontrar a plataforma baixando o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito ou através do portal de serviços da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).
Vale ressaltar que os benefícios são de caráter usual para o próprio motorista. Desta forma, as bonificações variam entre descontos e isenção de taxas, promoções em locação de veículos e contratação de seguros, além de mais facilidades para quem conduz veículos e dirige de acordo com as regras de trânsito.
Para fazer a solicitação do cadastro é muito simples. Baixe o aplicativo da Carteira Digital e Transito (CDT), procure pela aba “Condutor”, depois vá em “Cadastro positivo” e ative a autorização para participar do programa. Ele funciona de forma integrada à própria CNH, então, qualquer situação que negative o status de bom condutor desclassifica o motorista do cadastro.
Isso porque o Registro Nacional Positivo de Condutores faz verificações eventuais, e ao encontrar alguma infração ou caso tenha o direito de dirigir suspenso, o motorista será desativado do programa de forma instantânea. Além disso, outro motivo que inviabiliza a participação no programa são irregularidades na CNH.

-
Mundo2 dias atrás
A curiosa razão pela qual cidades europeias estão dando galinhas a moradores
-
Tecnologia2 dias atrás
Pouca gente sabe que usar Starlink em prédios pode dar problema! Veja por quê
-
Finanças2 dias atrás
Caixa Tem lança cartão sem anuidade e com limite inicial de R$ 800
-
Cotidiano2 dias atrás
7 mil vagas para tirar CNH grátis: período de inscrição já começou
-
Investimentos2 dias atrás
Tudo o que você deve avaliar em uma franquia antes de investir
-
Cotidiano1 dia atrás
Feriados de abril: veja quais caem em dias úteis e podem virar descanso prolongado
-
Automobilística2 dias atrás
Renault Sandero sai de linha no Brasil após 17 anos: veja os motivos
-
Bancos2 dias atrás
Nubank altera regras do Ultravioleta e pode impactar clientes do cartão premium