Conecte-se conosco

Economia

BR Distribuidora supera Ipiranga e Raízen em meta de CBios

A maior companhia de distribuição de combustíveis do Brasil teve meta estabelecida em 3,93 milhões de CBios.

Publicado

em

A BR Distribuidora terá a maior meta de compra de créditos de descarbonização (CBio) do Brasil em 2020, estabelecida pela reguladora ANP, mostram documentos publicados nesta sexta-feira.

A maior companhia de distribuição de combustíveis do Brasil, de quem a Petrobras tem fatia de 37,5%, teve meta estabelecida em 3,93 milhões de CBios. Cada um equivale a uma tonelada de dióxido de carbono que deixa de ser emitido.

O segundo lugar é ocupado pela Ipiranga, do grupo Ultrapar, com meta de 2,88 milhões de CBios em 2020, e o terceiro pela Raízen Combustíveis (joint venture da Cosan com a Shell), com meta de 2,6 milhões de CBios.

A Alesat Combustíveis, na qual a Glencore adquiriu participação majoritária em 2018, está em quarto, com cerca de 498 mil CBios a serem adquiridos. Em seguida vem a Petróleo Sabbá, com meta de 366,4 mil CBios; a Ciapetro Distribuidora, com meta de 258,5 mil Cbios; e a Atem’s Distribuidora, que terá de adquirir 247,8 mil CBios.

A lista segue com a Rodoil, que terá de comprar 176,8 mil CBios, e fecha com a Total Distribuidora, com meta de compra de 101,7 mil Cbios.

O número do objetivo total de aquisição de CBios para todas as distribuidoras neste ano foi revisado pela metade em razão dos efeitos da pandemia de coronavírus, e agora é de 14,53 milhões. O cálculo é feito com base na participação de mercado da companhia nas emissões totais vindas de combustíveis fósseis.

Depois do anúncio, as negociações de CBios saltaram na semana de 16 e 22 de setembro, antes mesmo de a ANP divulgar os objetivos individuais. Segundo dados da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), as distribuidoras de combustíveis adquiriram 547,6 mil créditos, com preço por unidade que variou de 23,50 a 32 reais.

A Unica representa usinas de etanol, as principais emissoras dos CBios, que também podem ser lançados por produtores de biodiesel.

O Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) e as individuais pela ANP são responsáveis, seguindo a legislação, por estabelecer as metas globais anuais de descarbonização no âmbito da política nacional de biocombustíveis, o programa RenovaBio.

As  publicações sobre o assunto podem ser consultadas nos links abaixo:

https://www.in.gov.br/web/dou/-/despacho-anp-n-797-de-24-de-setembro-de-2020-279453170

http://legislacao.anp.gov.br/?path=legislacao-anp/resol-anp/2019/junho&item=ranp-791-2019

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS