Finanças
Aprenda a economizar comprando material escolar
Em 2023 o preço do material escolar aumentou entre 20% e 30%, descubra importantes dicas para economizar com esses itens de papelaria.
Janeiro é sempre época de muitos gastos e quem tem crianças em casa vê esses valores se multiplicarem com matrícula de escola e com compra de material escolar. Em 2023, a compra de caderno, lápis, canetas, livros, apontador, borracha, cola e outros itens de papelaria deverão pesar ainda mais no orçamento.
A Associação Brasileira de Fabricantes e Importadores de Artigos Escolares (ABFIAE) prevê uma alta de preços entre 20% e 30% até fevereiro, quando começa a temporada escolar. Para evitar sofrer com esses aumentos, algumas atitudes são importantes. Veja as dicas a seguir.
Como economizar com material escolar? Confira!
Pesquise – essa dica pode parecer muito batida, mas é necessária. Pesquisas revelam que o preço de um mesmo item pode variar em até 1.000% de um estabelecimento para o outro, como é o caso de uma borracha que foi encontrada por R$ 0,40 até R$ 5,25.
Por isso, fique atento às variações, pesquise em diversos lugares e só depois vá às compras.
Não compre tudo de uma vez – Nem todo o material será usado logo no início do ano.
Analise o que precisa mesmo ser adquirido agora e o que pode ser deixado para depois. Assim, poderá analisar se o material todo será mesmo necessário, irá dividir as despesas ao longo do ano e ainda evitará gastar mais nessa época em que os itens escolares estão com os valores mais elevados.
Reaproveite – Analise o que foi utilizado no ano anterior e ainda está em bom estado: estojo, mochila, lápis, apontador, cola. Compre apenas o que realmente for necessário. Outra dica de reutilização é procurar livros e até uniformes de estudantes mais velhos que estiverem um ano à frente.
Negocie descontos – Compras grandes, especialmente quando efetuadas à vista, podem render bons descontos. Na dúvida, pergunte se o estabelecimento oferece algum percentual ou vantagem aos clientes.
Outras dicas: Procure lojas especializadas, as papelarias costumam comprar em grandes quantidades e oferecer preços menores. Converse com as crianças para evitar os materiais muito caros, além de poupar seu dinheiro você ainda irá ensiná-los sobre a importância da economia.

-
Agronegócio2 dias atrás
Você nunca mais vai jogar borra de café fora depois de ver o que ela faz nessas 3 plantas
-
Bancos2 dias atrás
Processo de devolução de Pix errado deve ficar mais simples no Brasil
-
Tecnologia24 horas atrás
Aviação de luxo: confira os 5 jatos mais caros do mundo
-
Economia1 dia atrás
Seu banco não quer que você veja este ranking de cartões para usar fora do Brasil
-
Bancos7 horas atrás
Crise à vista? Santander fecha agências e demite centenas de funcionários
-
Finanças2 dias atrás
Dar mesada ou não? Veja como usar dinheiro para educar seu filho com inteligência
-
Bancos16 horas atrás
Fim do papel? Banco do Brasil inova com comprovantes digitais via WhatsApp
-
Finanças1 dia atrás
Nome continua negativado mesmo após pagar a dívida? Veja como resolver