Automobilística
Conheça a nova tecnologia que deve substituir os pedágios no Brasil
Nova tecnologia de pedágio promete melhorar o fluxo do trânsito nas rodovias do país. Veja como funciona a Free Flow.
Parar em um pedágio muitas vezes pode ser demorado e causar transtornos durante a viagem, especialmente em dias de movimento. Um pedágio sem cancelas seria a solução para estes problemas, justamente por proporcionar uma maior fluidez ao trânsito.
Isso está prestes a acontecer aqui no Brasil devido à instalação do sistema Free Flow em algumas rodovias do Rio de Janeiro. A responsável por isso é a administradora CCR RioSP, que está trabalhando no processo desde o final do ano passado.
No momento, a tecnologia está sendo instalada em três regiões do Rio, onde as salas técnicas já começaram a ser construídas. Itaguaí, no km 414, é uma das regiões que já está recebendo o sistema. Mangaratiba também, no km 447. Já em Paraty, ele ficará no km 538.
A expectativa é que até março as três unidades estejam prontas para que os brasileiros possam utilizar a tecnologia. De acordo com Eduardo Camargo, presidente da CCR, elas servirão de experiência para implementação em outras rodovias.
Como a tecnologia funciona?
O sistema funcionará por meio de uma TAG instalada no para-brisa ou por meio de leitura da placa, e veículo não precisará diminuir a velocidade ou mesmo parar para ser cobrado. O Free Flow consegue identificar o tipo de veículo e fazer a cobrança de forma eletrônica.
A nova TAG é semelhante ao Sem Parar, já utilizado na maioria dos pedágios brasileiros. Com ela, o condutor terá que pagar um valor mensal, que no caso de pedágios é descontado automaticamente, com 5% de desconto. Quem utiliza o serviço com frequência também poderá obter descontos de até 70%.
O condutor que preferir que a cobrança seja feita pela identificação da placa deverá realizar o pagamento manualmente, via Pix, ou direto no portal da concessionária.
Até o lançamento da nova tecnologia, serão divulgados vídeos educativos sobre o sistema. De acordo com Fernando Berbelli Feitosa, gerente de regulação rodoviária da Agência Nacional de Transporte Terrestres (ANTT), “há um importante aprimoramento na experiência do usuário, que passará a ser muito mais agradável, muito mais rápida e menos poluente”.
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