Conecte-se conosco

Empresas

Em busca de aprovação da UE em fusão com a Fiat, Toyota pode receber ajuda da PSA

PSA, dona da Peugeot, ofereceu ajuda à empresa japonesa para lidar com questões de antitruste da União Europeia.

Publicado

em

A japonesa Toyota recebeu da PSA, dona da Peugeot, uma proposta de ajuda para lidar com questões de antitruste da União Europeia sobre seu plano de parceria com a Fiat Chrysler (FCA) para criar a quarta maior montadora do mundo, afirmaram nesta sexta-feira fontes ligadas ao tema.

Segundo uma das fontes, a PSA se ofereceu para aumentar a capacidade de produção da Toyota em sua joint venture de vans, enquanto outra fonte afirmou que a francesa venderá os veículos comerciais quase pelo preço de custo. Desde 2012, a PSA fabrica vans para a Toyota no norte da França.

A oferta foi levada à Comissão Europeia nesta sexta-feira, três meses após a abertura da investigação em grande escala sobre o acordo com a FCA. O órgão executivo suspeita que o acordo cause prejuízos à concorrência no setor de veículos comerciais leves em 14 países da UE e na Grã-Bretanha.

Em comunicado conjunto, PSA e FCA disseram que, “a partir de agora, a transação obteve autorização de fusão em 14 jurisdições. Como afirmado anteriormente, o fechamento da transação deve ocorrer no primeiro trimestre de 2021”.

A Comissão não definiu um prazo para decidir sobre o assunto. A investigação sobre a fusão foi suspensa em julho, enquanto o órgão aguardava que as empresas entregassem dados solicitados.

“O prazo ainda está suspenso. Este procedimento nas investigações de fusões é ativado se as partes não fornecerem, em tempo hábil, uma informação importante que a Comissão lhes solicitou”, afirmou um representante UE.

A expectativa é que, antes de dar o aval ou fazer novas exigências, a Comissão deve consultar clientes e rivais.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS