Economia
Para que seja possível receber o benefício previdenciário, é necessário possuir conta em banco? Saiba
Uma dúvida comum entre beneficiários é a necessidade de ter conta em banco para receber os auxílios da Previdência. Veja os meios possíveis.
Já de pronto, adiantamos que não é necessário abrir uma conta corrente apenas para poder receber nenhum benefício previdenciário. Isso porque o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) oferece aos segurados outra maneira que possibilita sacar quantias referentes a benefícios.
A alternativa é o uso de um cartão magnético. Ao solicitar que o benefício seja pago dessa forma, o Instituto irá localizar a instituição bancária mais próxima do segurado que vai emitir um cartão magnético.
Esse cartão magnético poderá ser utilizado para que o beneficiário possa sacar diretamente no caixa o valor do seu benefício. No caso de o beneficiário já possuir uma conta corrente e receber o benefício por ela, também há a possibilidade de trocar a forma de recebimento e optar pelo cartão magnético.
Não é necessário sair de sua residência e ir até uma agência do INSS para solicitar o uso do cartão. Basta acessar o aplicativo ou a plataforma do Meu INSS e solicitar a mudança.
Os beneficiários que não possuem acesso a internet ou apenas preferem utilizar o telefone, é possível também fazer a mudança ligando para o número 135.
Outras dúvidas
Muitos aposentados e pensionistas acreditam que só é possível solicitar o serviço de crédito consignado por meio da instituição bancária pela qual o benefício é repassado.
No entanto, não é bem assim. Esses beneficiários podem solicitar o serviço em qualquer instituição bancária, desde que essa seja conveniada ao INSS.
Dessa maneira, os idosos têm total direito de pesquisar e encontrar a instituição que lhes oferece uma maior vantagem quanto ao serviço prestado.
Receber o benefício por cartão magnético não impede o idoso de adquirir crédito consignado, visto que as parcelas serão descontadas diretamente do benefício recebido, seja ele aposentadoria ou pensão.
Outro ponto são as ligações feitas por instituições oferecendo serviço de consignado ou a abertura de conta corrente a esses beneficiados do INSS.
Os beneficiários podem e devem registrar o assédio dessas instituições no site do Portal do Consumidor. Além disso, também é possível bloquear as ligações utilizando o site Não Me Perturbe.
No Não Me Perturbe, o aposentado ou pensionista poderá se livrar das ligações indesejadas em até 30 dias. Essa ferramenta também pode ser utilizada para bloquear ligações de telemarketing.

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