Ações, Units e ETF's
BTG (BPAC11) consegue liminar para bloquear R$ 1,2 bi da Americanas (AMER3)
Varejista envolvida em fraude.
O BTG (BPAC11) conseguiu uma liminar na justiça para bloquear R$ 1,2 bilhão da Americanas (AMER3).
A instituição financeira estava tentando uma medida cautelar para conseguir obter por parte da varejista o pagamento de recursos que a empresa havia captado a título de financiamento e outras operações. Trata-se de um vencimento antecipado de dívidas.
De acordo com o Estadão, o desembargador Flávio Marcelo de Azevedo Horta Fernandes determinou o bloqueio desses valores na conta da Americanas no BTG. A decisão é liminar, válida até que o mandado de segurança do BTG seja apreciado.
Conforme o jornal, o desembargador também reconheceu que a medida cautelar emitida antes do pedido de recuperação judicial “visa resguardar a preservação da atividade empresária”. Porém, afirmou que “há necessidade de diligência com o fim de se evitar a utilização do instrumento como meio de fraude a credores”. Fernandes afirmou ainda em sua decisão que é preciso “realizar prévio diagnóstico da empresa, a fim de aferir a real situação econômico-financeira e jurídica antes de optar por alguma ferramenta de resguardo e soerguimento”.
O caso
No dia 11 de janeiro de 2022 a varejista detectou inconsistências em lançamentos contábeis, conforme fato relevante encaminhado ao mercado.
De acordo com o documento, são incoerências redutoras da conta fornecedores realizados em exercícios anteriores, incluindo o exercício de 2022.
Ainda de acordo com o documento, neste momento não se pode determinar todos os impactos de tais inconsistências na demonstração de resultado e no balanço patrimonial da companhia.
Ainda de acordo com o documento, neste momento não se pode determinar todos os impactos de tais inconsistências na demonstração de resultado e no balanço patrimonial da companhia.
Prioridade
A companhia elencou, em nota, que diante desses fatos e consequente alteração de prioridades da administração, o Diretor-Presidente Sergio Rial e o Diretor de Relações com Investidores André Covre, comunicaram sua decisão de não permanecer na companhia, com efeito imediato.
O Conselho de Administração nomeou interinamente para Diretor-Presidente e Diretor de Relações com Investidores o Sr. João Guerra, executivo com ampla trajetória na companhia nas áreas de tecnologia e recursos humanos, e não envolvido anteriormente na gestão contábil ou financeira.

-
Finanças8 horas atrás
Revolta familiar! Idoso deixa herança para cuidadora e caso vai parar na Justiça
-
Finanças1 dia atrás
8 táticas usadas pelos supermercados para induzir gastos maiores
-
Mundo2 dias atrás
Turismo na Europa tem mudanças e exige atenção de quem vai viajar
-
Agronegócio12 horas atrás
5 árvores frutíferas que você deve EVITAR plantar em seu quintal
-
Moedas2 dias atrás
Moedas de 1 real do centenário de JK são um tesouro para colecionadores
-
Automobilística1 dia atrás
Câmbio automático: devo usar D ou N ao parar no semáforo?
-
Investimentos1 dia atrás
Antes de comprar uma casa, veja 6 aspectos essenciais que você deve avaliar
-
Empresas1 dia atrás
Banco BS2 compra participação na fintech mineira Paag