Conecte-se conosco

Curiosidades

Palavras universais? Em meio a 7 mil idiomas, saiba quais são aquelas compreensíveis a todos

7 mil idiomas são falados no mundo, mas se você disser essas palavras, todos irão entender!

Publicado

em

Somente aqui no Brasil são falados cerca de 210 idiomas. Somos o quinto maior país em questão de expansão, portanto, é comum que haja tanta diversidade ao longo do território.

Em 2011, o Grupo de Diversidade Linguística do Brasil (GTDL) contabilizou que, entre esses mais de 200 idiomas aqui falados, dois são línguas de sinais e 180 são línguas indígenas.

Já pensando em um cenário mundial acerca dos idiomas falados, existem mais de 7 mil idiomas. O inglês é considerado um idioma universal, ou seja, para qualquer país que se for viajar, se souber falar inglês, o estrangeiro conseguirá ter uma comunicação satisfatória com alguém.

Entre os idiomas mais falados, além do inglês, está o chinês, o mandarim, o hindi, o espanhol, o francês, entre tantos outros. A questão é, em um mundo tão grande, onde se fala tantas línguas, será que é possível existir alguma palavra que possa ser compreendida em qualquer território, por um falante de qualquer um desses idiomas?

Surpreendentemente, a resposta para essa dúvida é sim! Confira a seguir quais são as duas palavras mais ditas no mundo, sendo, portanto, compreensíveis em qualquer local.

OK

Nos Estados Unidos, o número de soldados mortos em guerras era contabilizado através das rádios. Quando não havia nenhum morto naquele dia, os comunicadores falavam o OK como uma analogia a “zero killed”. Mas esta é apenas uma das versões da origem dessa palavra mundialmente conhecida.

Em 1839, um jornal de Boston teria criado o termo OK para fazer uma analogia a “está tudo certo”. Já uma terceira versão conta que se trata de uma expressão que abreviatura o “oll korrect” usada por marinheiros para indicar que não havia nenhum erro na embarcação.

Independentemente de qual seja a origem verdadeira dessa palavra, é certo que, em qualquer lugar que chegarmos e falarmos um OK para indicar que está tudo certo e sob controle, todos irão entender.

Coca-Cola

Sobre a origem dessa palavra, não nos restam dúvidas. A Coca-Cola começou sua produção em 1886 e, desde então, ganhou o mundo. Sua estratégia de marketing consiste em associar o refrigerante a momentos felizes entre as famílias.

Por isso mesmo que na época natalina a propaganda da Coca-Cola é ainda maior. Aliás, é de conhecimento de algumas pessoas que o Papai Noel nem sempre foi vermelho. A princípio, as cores de sua roupa eram verde, azul e marrom.

Algumas pessoas acreditam que o Papai Noel passou a vestir vermelho justamente por causa da Coca-Cola. Contudo, os dados apontam que foi somente em 1931 que a empresa de refrigerante mais conhecida do mundo contratou um artista para representar o Papai Noel em roupas vermelhas.

Bem antes disso, por volta de 1886, o Papai Noel já tinha sido desenhado com roupas vermelhas. Mas foi de fato a Coca-Cola que popularizou o ícone nesta cor. Hoje, a empresa, seja em época natalina ou não, vende cerca de 1.900 milhões de bebidas por dia.

É por esse motivo que, em qualquer país que você estiver, ao proferir Coca-Cola, você será compreendido. Justamente por essas palavras serem compreensíveis em qualquer lugar do mundo, elas são também as duas palavras mais ditas no mundo.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS