Agronegócio
Figueira-lira: conheça a espécie e saiba como cultivar essa bela planta
Árvore de porte médio e de fácil cultivo, a figueira-lira se destaca por ser uma opção de ornamento para ambientes internos. Confira!
Ficus lyrata, popularmente conhecido como figueira-lira, é uma árvore nativa do oeste da África. Possui como principais características folhas grandes, muito brilhantes e ornamentais. Em virtude disso, fica muito charmosa quando cultivada em vasos em ambientes internos ou externos.
No geral, a figueira-lira é uma planta de crescimento lento e de baixa manutenção. Como qualquer outra verdinha, contudo, essa espécie precisa de alguns cuidados básicos para crescer forte e saudável. Sendo assim, acompanhe nossas principais dicas para obter sucesso no cultivo da figueira.
Reprodução: Freepik
Dicas de plantio
Solo: o solo para plantio deve ser fértil, bem drenável e úmido. Uma mistura de terra com húmus de minhoca e uma parte de areia é o ideal. Se o plantio se der em vasos, escolha um que apresente orifícios de drenagem e coloque no fundo do recipiente uma camada de pedriscos antes de inserir o substrato.
Regas: a figueira-lira tem que ser regada com frequência, de modo que o solo fique levemente úmido, nunca encharcado. Sendo assim, vale observar se a terra não está muito molhada antes de fazer as regas.
Iluminação: não precisa de sol direto e vive muito bem com luz difusa ou meia-sombra. Se estiver em um vaso, o ideal é que fique próxima de janelas.
Pragas: a planta costuma ser bastante resistente, mas ainda assim pode sofrer com a ação de pragas, como, por exemplo, os pulgões. Caso encontre esses bichinhos, prepare uma solução de água com sabão de coco e borrife nas folhas da figueira-lira.
Adubação: essa não é uma planta que exige muita adubação. Para que cresça vigorosa, contudo, alimente-a periodicamente com adubo orgânico. Caso prefira, você também pode fazer a adubação foliar, borrifando as folhas com tônico apropriado uma vez ao mês.
Toxidade: a figueira-lira é uma planta tóxica e deve ser mantida longe do alcance de crianças pequenas e animais de estimação. É necessário o uso de luvas ao fazer a poda da planta, já que sua seiva pode queimar caso entre em contato com a pele.

-
Mundo1 dia atrás
Itália paga até R$ 600 mil para quem for morar em vilarejos; mas há um porém
-
Tecnologia15 horas atrás
Nunca faça ESTAS perguntas a uma IA, mesmo se a curiosidade for grande
-
Finanças2 dias atrás
Revolta familiar! Idoso deixa herança para cuidadora e caso vai parar na Justiça
-
Agronegócio11 horas atrás
Cavalo mais caro do mundo é brasileiro e vale R$ 160 milhões
-
Agronegócio2 dias atrás
5 árvores frutíferas que você deve EVITAR plantar em seu quintal
-
Agronegócio1 dia atrás
Aprenda a plantar abacate em vaso e economize na feira
-
Tecnologia1 dia atrás
Brasil agora tem produção nacional de ‘drones de guerra’
-
Cotidiano2 dias atrás
Nova lei do CPF: descubra as mudanças que já estão em vigor