Conecte-se conosco

Agronegócio

Pata-de-elefante: conheça essa planta com características ornamentais

Saiba quais as características da espécie popularmente conhecida como pata-de-elefante e como cultivar a bela espécie!

Publicado

em

Tagua, popularmente conhecida como pata-de-elefante ou planta elefante, é uma palmeira do gênero Phytelephas, que dá frutos grandes, cônicos e de cor marrom cobertos por uma casca espinhosa. Esses frutos contêm sementes, que quando desenvolvidas, se assemelham ao marfim.

Quando novas, porém, apresentam polpa comestível. Contudo, apesar das utilidades especificadas, essa palmeira é comumente usada como ornamento em jardins e canteiros. Com sua “cabeleireira marcante”, essa planta dificilmente passa despercebida, podendo alcançar notáveis 5 metros de altura na fase adulta.

Apesar disso, a pata-de-elefante pode ser cultivada em vasos, desde que de bom tamanho e profundidade. E se você quer conhecer um pouco mais dessa planta que vai valorizar a decoração da sua casa, fique atendo a essas dicas de cultivo.

Reprodução: Freepik

Plantio

Inicialmente, selecione uma muda e escolha um vaso grande. As mudas são facilmente encontradas em qualquer viveiro ou floricultura. Certifique-se o vaso escolhido apresenta furos de drenagem. Coloque uma camada de pedras ou argila expandida no fundo do recipiente e, em seguida, preencha com substrato rico em matéria orgânica adicionando à terra uma parte de areia. Esse passo é indispensável para manter a boa drenagem de água.

Faça uma cova no substrato e realize a transplantação da muda com cuidado para não danificar as raízes. Afofe bem a terra e firme a planta de modo que fique ereta. A pata-de-elefante gosta de muita luz, sendo ideal o cultivo a sol pleno. Dessa forma, coloque o vaso em local bem iluminado.

Nos primeiros dias após o plantio, as regas são muito importantes. Ao molhar, todavia, confirme se o excesso de água saiu pelos furos do vaso. O solo nunca pode ficar encharcado, sendo preferível mantê-lo mais seco do que úmido.

Em poucos dias, a planta começa a se desenvolver com todo o seu vigor.

Caso prefira, você também pode fazer o cultivo diretamente no solo. Dessa forma, ela vai se desenvolver mais e ficar maior. De qualquer modo, a planta ficará linda, sendo um atrativo especial e muito ornamental para o seu jardim.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS