Economia
B3 (B3SA3) atinge 1 bilhão de registros de operações de seguro em 2022
Número do ano passado corresponde a mais de 200 milhões de apólices de seguro registradas
Um bilhão de registros de operações de seguro. Essa é a marca alcançada pela B3 (B3SA3) em 2022, que corresponde a mais de 200 milhões de apólices registradas na plataforma InsurConnect, das quais, 85% de market share de seguros.
Maior registradora do país, a B3 é credenciada e homologada pela Susep (Superintendência de Seguros Privados), especialmente para operar o SRO (Sistema de Registro de Operações), mediante o uso de sua plataforma.
Por meio da infraestrutura que disponibiliza, desde 2020, as seguradoras realizam registros, pelos quais informam dados de apólices, endossos, fluxos financeiros, sinistros, entre os mais representativos. A partir de novembro desse ano, tal registro passou a ser obrigatório para as empresas que operam com seguro garantia, condição depois estendida a outros ramos correlatos. Até o fim de 2023, conforme regulamentação do Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP), todas as operações terão de participar do sistema.
Segundo o superintendente de Produtos de Seguros da B3, Ícaro Demarchi Araujo Leite, “o processo estimulado pela Susep é fundamental para acelerar a digitalização e eficiência do mercado. A marca de 1 bilhão de registros mostra um amadurecimento do setor. Em um pouco mais de dois anos, já podemos notar resultados em termos de modernização, agilidade, diminuição de custos e transparência”.
A explicação de analistas é no sentido de que os dados registrados no SRO e utilizados no Open Insurance viabilizam uma evolução constante, permanente e tranquila do setor, de acordo com as determinações da Susep. O apoio da parceria com a Lina Infratech tem sido estratégica para viabilizar as entregas da B3.
“O registro na B3 tem permitido aos nossos clientes um melhor acompanhamento das suas operações. Temos trabalhado relatórios e análises importantes para a evolução do mercado, gerando novas oportunidades de negócio. Desde o início do Open Insurance apoiamos as seguradoras e contamos com as maiores empresas do segmento utilizando nossa plataforma, que oferece tudo o que é necessário para estar em conformidade com a regulação da Susep sobre o tema”, concluiu Leite.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia1 dia atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp
-
Economia1 dia atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025