Conecte-se conosco

Automobilística

Qual a medida ideal para misturar gasolina e etanol no carro flex? Confira aqui

O etanol e a gasolina possuem princípios ativos distintos, fazendo com que atuem de formas diferentes. Com isso, a quantidade da mistura também varia.

Publicado

em

Veja como descobrir se é mais econômico abastecer com álcool ou gasolina. (20/03)

Será que a melhor opção para qualquer ocasião é colocar metade de gasolina e metade de etanol nos carros flex? Depende para o que você precisa. O carro flex tem a possibilidade da mistura dos dois combustíveis ou a utilização deles de forma separada.

A mistura de etanol com gasolina pode ajudar a dar partida no carro em dias mais frios, por exemplo. Para esta ocasião, recomenda-se o uso de apenas 30% de etanol na gasolina, pois apresenta maior dificuldade na evaporação nesses dias.

Em países frios, como os EUA, a composição do etanol nos postos de abastecimento conta com 15% de gasolina, sendo alterado para 30% no inverno.

Abastecer um carro elétrico custa caro?

Foto: Pexels

Propriedades de cada combustível

O etanol se origina da cana-de-açúcar e é renovável, o que o torna um aliado maior da natureza do que a gasolina, derivada do petróleo e não é renovável.

O consumo da gasolina é menor do que o do etanol, diminuindo o tempo do motorista na hora do abastecimento. Em relação ao preço, o combustível de origem vegetal é mais barato do que o originado do petróleo.

Esta diferença no preço é proposital para que os motoristas optem pelo combustível de origem vegetal, diminuindo o impacto ambiental.

Ainda se tratando de meio ambiente, o consumo de etanol libera apenas 1/3 da quantidade de carbono que a gasolina libera e menos gases prejudiciais à natureza também.

Além disso, o etanol possui a qualidade de melhorar o desempenho do motor quando comparado com a gasolina, que não altera a potência, mesmo com o seu consumo sendo menor.

Vale a pena misturar meio a meio?

Com essa proporção, o tempo que você passará abastecendo será maior do que o usual, visto que o etanol consome bem mais que a gasolina. Porém, desta forma, o automóvel terá um desempenho melhor, mas não 100% como se fosse apenas com combustível vegetal.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS