Conecte-se conosco

Ações, Units e ETF's

Americanas (AMER3) encerra televendas e perito forense deixa o caso

Varejista envolvida em suposta fraude.

Publicado

em

Americanas em recuperação judicial: funcionários temem demissão em massa

A saga da Americanas (AMER3), uma das principais varejistas do Brasil, parece não ter fim. A companhia encerrou o seu serviço de vendas pelo telefone (televendas), medida que faz parte da reestruturação visando reequilibrar as finanças.

Isso porque a empresa está em recuperação judicial e tem dívidas superiores a R$ 40 bilhões, principalmente com grandes bancos. Por conta disto, está em uma “guerra de liminares” com estas instituições financeiras.

Deste a metade do dia de hoje, quem tenta ligar para a Americanas para fazer uma compra ouve uma mensagem que informa sobre o fim do serviço e direciona o consumidor para o site ou aplicativo da empresa.

Ontem, a companhia encerrou contratos com 50 prestadores de serviços de tecnologia em São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre. Embora a Americanas empregue 45 mil funcionários, o número chega a quase 100 mil pessoas quando se leva em conta os trabalhadores indiretos.

Outro movimento inusitado diz respeito à perita forense Patricia Punder. Ela foi nomeada pela Justiça para o caso, mas renunciou alegando “falta de acordo entre as partes em relação aos honorários relacionados com os serviços a serem providos”.

Além disso, as centrais sindicais se reúnem com a alta cúpula da varejista, na sede da empresa, no Rio de Janeiro, dia 5 para tratar de demissões.

Americanas (AMER3): diligência será dia 3

Levantamento do Valor Econômico informa que está prevista para o início da tarde de hoje, no Rio de Janeiro, uma diligência de busca e apreensão dos e-mails trocados por funcionários da Americanas nos últimos dez anos, em cumprimento a uma decisão da semana passada do juiz Paulo Rogério Santos Pinheiro, da 43ª Vara Cível, do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.

Conforme o jornal, Pinheiro atendeu a um requerimento de produção antecipada de prova apresentado pelo Santander contra a Americanas. A busca ocorrerá em e-mails institucionais dos diretores, membros do conselho de administração, do conselho fiscal e do comitê de auditoria da Americanas S/A, atuais e que ocuparam o cargo nos últimos dez anos, incluindo as sociedades incorporadas pela companhia, e de funcionários das áreas de contabilidade e finanças, atuais ou que ocuparam o cargo nos últimos dez anos.” Procurado, o Santander optou por não comentar.

Outros bancos também já pediram busca e apreensão semelhantes e as diligências devem começar a ser executadas muito em breve, informou uma fonte sob a condição de anonimato.

Ibovespa

Fora do Ibovespa, a ação AMER3 lidera as altas da bolsa, subindo 14,29%, a R$ 2.

Redatora. Formada em Técnico Contábil e Graduada em Gestão Financeira. Contato: simonillalves@gmail.com.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS