Economia
Membros do BC do Japão pediram revisão de estratégia para atingir meta de inflação
Alguns membros da diretoria afirmaram que a instituição pode precisar encontrar uma nova abordagem para elevar a inflação na direção de sua meta de 2%,
Alguns dos membros da diretoria do banco central do Japão solicitaram uma revisão da estratégia de política monetária do país, uma vez que a crise econômica provocado pela pandemia do coronavírus afasta ainda mais a inflação da meta, conforme mostrou um sumário de opiniões da reunião de setembro.
Essas visões destacam a delicada situação em que o Banco do Japão se encontra, visto que a inflação não conseguiu ganhar força mesmo antes de a pandemia afetar a economia do país.
Membros da diretoria afirmaram que o banco central pode precisar encontrar uma nova abordagem para elevar a inflação na direção de sua meta de 2%, considerando o impacto da crise sobre empresas e famílias.
“Uma vez que os acontecimentos econômicos mudam rapidamente, está ficando difícil prever que a inflação chegará à nossa meta. Portanto é necessário realizar de novo um exame abrangente de nossa estratégia para alcançar a meta de preços”, afirmou um dos membros.
“Podemos ter que debater a trajetória apropriada de política monetária da perspectiva de como equilibrar a necessidade de conter a pandemia e manter a economia viva”, acrescentou outro.
Alguns membros disseram ainda que o Banco do Japão precisa agir “prontamente” e em cooperação com o governo, no caso de os problemas da pandemia se aprofundarem.
O banco central manteve a política monetária em setembro e ofereceu uma estimativa um pouco melhor da economia do que o previsto para julho, sugerindo que nenhum aumento imediato do estímulo era necessário.

-
Tecnologia2 dias atrás
Plano ‘secreto’ quer acabar com os fios elétricos no Brasil
-
Economia12 horas atrás
Qual é a fortuna da mulher mais rica do mundo – e quem é ela?
-
Saúde2 dias atrás
Anvisa proíbe suplementos de ora-pro-nóbis, mas planta in natura é liberada
-
Mundo2 dias atrás
Zuckerberg, Gates e mais: famosos que optaram por não repassar a fortuna aos filhos
-
Tecnologia2 dias atrás
Evitar ligações indesejadas no WhatsApp é simples e nós te ensinamos como
-
Finanças2 dias atrás
Uma das cédulas mais antigas do Brasil pode valer até R$ 1.000 atualmente
-
Economia2 dias atrás
Financiamento de veículos recua 2,3% em março
-
Política15 horas atrás
Abandono afetivo é crime? Entenda o que diz a lei brasileira