Conecte-se conosco

Economia

Dívida da Alemanha sobe a nível recorde com gastos para lidar com a pandemia

Dívida total do governo federal, Estados, municípios e fundos de seguridade social subiu para 2,1089 trilhões de euros no primeiro semestre.

Publicado

em

A Alemanha registrou o seu nível mais elevado de dívida, segundo dados divulgados nesta terça-feira, resultado dos robustos gastos feitos pelo país proteger sua economia dos efeitos da crise do coronavírus.

De acordo com a Agência Federal de Estatísticas, no primeiro semestre de 2020 a dívida total do governo federal, Estados, municípios e fundos de seguridade social subiu para 2,1089 trilhões de euros.

O salto foi de 11% em relação ao semestre anterior, e ficou acima do recorde anterior registrado nos últimos seis meses de 2012, disse a agência.

“O aumento se deve principalmente ao fato de que os orçamentos públicos tomaram emprestados fundos para o financiamento de medidas para superar a crise do coronavírus”, afirmou.

Na semana passada, o governo deu o sinal verde para a proposta de orçamento do ministro das Finanças, Olaf Scholz, para 2021, que inclui uma dívida líquida de 96,2 bilhões de euros para custear outras medidas para lidar com os efeitos do coronavírus.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS