Automobilística
Atenção: saiba como conferir se o combustível é batizado ou não
Existem alguns aspectos nos combustíveis que permitem descobrir se eles foram adulterados; Veja aqui como fazer a análise rápida!
Existem algumas situações em que não é possível abastecer naquele posto de confiança, que a procedência do combustível já é conhecida e todos sabem que se trata de um produto de qualidade. Assim, pode ser que você tenha seu veículo abastecido com um combustível batizado.
Esse fator de risco tem aumentado cada vez mais, já que, à medida que o preço do combustível fica mais caro, a prática de adulteração se torna mais comum, que se dá geralmente a partir da diluição do produto em demais compostos, como querosene, água e álcool doméstico, por exemplo.
Tal adulteração leva o combustível a ter um percentual de etanol ou gasolina menor do que é recomendado em sua composição total. Isso pode acarretar alguns danos irreversíveis aos veículos que rodarem com esses produtos adulterados.
Entretanto, é possível descobrir se o combustível é ou não adulterado, o que pode prevenir esses danos de ocorrer ao seu automóvel. Dessa maneira, confira abaixo os fatores para analisar a procedência do produto.
Como conferir se o combustível foi ou não adulterado
Consumo acelerado
Um indício bastante claro de que o combustível foi adulterado é o aumento rápido do consumo. Dessa maneira, caso seu veículo esteja gastando muito combustível, em velocidade mais rápida do que é de costume, é provável que tenha abastecido com produto adulterado, já que o combustível diluído acaba por ser consumido muito mais rapidamente.
Luz de alerta acesa constantemente
Caso a luz de alerta esteja acesa constantemente, também é um bom indicador de que a gasolina ou etanol foram adulterados.
Isso porque o sistema de injeção atua na mistura do ar com o combustível, de maneira a fornecer melhor desempenho ao carro. Assim, se estiver sempre com o alerta de anomalia na injeção ativado, é sinal que o ar entrou em conflito com o combustível adulterado.
Menor potência
Caso o motor não esteja apresentando a potência habitual, leve o veículo para uma checagem mecânica, já que esse sinal pode ser um grande indicador de que o combustível do carro foi adulterado, podendo ocasionar grandes danos.
Falhas no motor
Se o motor do carro está “engasgando”, fazendo barulhos estranhos antes de engrenar ou até mesmo demorando mais que o de costume para isso, pode ser sinal de que o motor está se desgastando pela utilização de um combustível alterado.
Preço muito baixo
Por fim, caso a diferença de preço seja muito alta em relação aos demais postos, pode ser um bom sinal de alerta sobre a qualidade e procedência dos combustíveis oferecidos no local, então, tenha cuidado.

-
Tecnologia1 dia atrás
Não caia nessa! 3 mensagens que podem ser golpes disfarçados no WhatsApp
-
Mercado de Trabalho19 horas atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Finanças2 dias atrás
Fatura paga na sexta: em quanto tempo o limite do cartão é liberado?
-
Mundo2 dias atrás
FBI alerta para golpes com vozes geradas por inteligência artificial
-
Economia2 dias atrás
Receita lança painel interativo sobre renúncias fiscais de empresas
-
Tecnologia2 dias atrás
Ferramenta expõe dados de contato no LinkedIn e preocupa usuários
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Brasil é o 6º país que mais adota trabalho remoto no mundo; veja o ranking
-
Empresas2 dias atrás
Log-In lucra R$ 26,5 mi no 1TRI25, alta de 219%