Economia
Você sabe como receber o maior valor possível quando for se aposentar? Descubra!
Após trabalhar por vários anos contribuindo para com o INSS, na hora de finalmente se aposentar, saiba como conseguir o maior valor possível.
A aposentadoria é um sonho alcançado com muito suor e vários anos contribuindo para com o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Quando o trabalhador finalmente tem direito ao benefício, ele quer receber o maior valor possível.
Saiba como é possível garantir o maior valor possível no seu benefício ao se aposentar. É preciso entender que cada caso, é um caso. Dessa forma, o valor a ser recebido por um assegurado não será o mesmo que outro trabalhador.
Fique atento, se a função a qual você exerce é considerada perigosa ou insalubre, o trabalhador pode vir a contar com vantagens. Por exemplo, se aposentar com pelo menos 25 anos de contribuição e levando em consideração a média de 80% dos seus maiores salários.
Mas, vale ressaltar que isso só vale para aqueles que tinham completado 25 anos de contribuição antes da Reforma, ou seja, antes do dia 13 de novembro de 2019.
Se você completou 25 anos de contribuição antes dessa data, boas notícias! Você poderá se aposentar por pontos, acumulando 86, ou seja, a soma da idade, do tempo comum e do tempo especial. Ou, por idade, se tiver mais de 60 anos.
Mas se esse não for o seu caso, não se preocupe, ainda é possível receber bem, quando o assunto é a aposentadoria. Se você trabalhou em mais de um emprego, por exemplo, se certifique de gerar a contribuição de cada um deles.
Dessa maneira, o valor dos salários recebidos durante esse período são somados, o que pode ajudar a conquistar um valor maior de aposentadoria.
Diversas atividades podem ser exercidas profissionalmente ao longo da sua vida dentro do mercado de trabalho, dessa forma, o mais indicado é contratar um profissional da área de direito previdenciário, que poderá te aconselhar e te guiar pelo melhor caminho até a aposentadoria.
Você sabia que até mesmo seu trabalho informal pode vir a contar para a sua aposentadoria? O importante é que o trabalhador possa comprovar que exerceu atividade durante o período, seja por meio de extrato bancário, notas fiscais ou imposto de renda.
Mas se atente, é necessário pagar as contribuições que não foram efetuadas na época, mesmo que de forma retroativa.
Se você tem alguns anos de contribuição a mais que o necessário, é possível se livrar de um período em que o seu salário foi menor, tirando assim, esse valor da média. Procure um advogado para te instruir.

-
Economia2 dias atrás
Qual é a fortuna da mulher mais rica do mundo – e quem é ela?
-
Finanças20 horas atrás
Descubra por que esta moeda de 5 centavos pode valer uma fortuna
-
Finanças13 horas atrás
Como identificar a nota de R$ 5 que vale mais que 1 salário mínimo?
-
Tecnologia1 dia atrás
Não confie no ‘modo anônimo’: veja como realmente navegar com privacidade
-
Política2 dias atrás
Abandono afetivo é crime? Entenda o que diz a lei brasileira
-
Mundo2 dias atrás
Refeição em Nova York: quanto custa comer bem sem gastar muito?
-
Política18 horas atrás
Descubra quanto um deputado federal custa ao Brasil e como consultar esses valores
-
Economia2 dias atrás
PIS/PASEP esquecido? Descubra se você tem direito e como sacar