Conecte-se conosco

Economia

Ibram prevê que investimento em mineração no Brasil deve chegar a US$40 bi em até 5 anos

Wilson Brumer disse que o país tem enorme potencial de desenvolvimento e apontou o aumento de pesquisas minerais pela ANP.

Publicado

em

O presidente do Conselho do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), Wilson Brumer, disse nesta terça-feira, durante abertura de seminário sobre financiamento e acesso ao mercado de capitais para o setor mineral, que os investimentos na mineração no Brasil nos próximos quatro a cinco anos devem chegar a aproximadamente 40 bilhões de dólares.

O país tem enorme potencial de desenvolvimento, disse ele, e o aumento de pesquisas minerais pela Agência Nacional de Mineração (ANM), “liberando centenas de áreas”, permite que o setor expanda suas expectativas de investimentos.

Na véspera, o governo lançou um programa de Mineração e Desenvolvimento, que tratará da mineração em novas áreas, incluindo indígenas, além de questões ligadas à sustentabilidade dos projetos, segundo informações de Alexandre Vidigal de Oliveira, secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral.

O Ibram aumentou na semana passada suas estimativas de investimentos em novos projetos de mineração, expansões e gestão e segurança de barragens de rejeitos no Brasil para o período de 2020 a 2024 em 4,5 bilhões de dólares, subindo para 37 bilhões de dólares.

Durante o evento desta terça, a secretária-executiva do Ministério de Minas e Energia, Marisete Pereira, declarou que é importante incluir a indústria de mineração na estrutura de captação de recursos para aumentar o desenvolvimento desse setor.

Pereira falou ainda que é importante investir em minerais que podem contribuir para a transição energética, levando em conta matérias-primas para a produção de baterias, e completou dizendo que muitos metais podem ajudar na neutralização das emissões de dióxido de carbono.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS