Política
Deputada quer criar lei para que mulheres paguem meia-entrada em jogos de futebol
Para diminuir consequências do assédio e da descriminação contra as mulheres nos jogos de futebol, deputada cria PL para garantir meia-entrada para o público feminino.
Com a justificativa de que a presença de mulheres nos estádios é menor por conta do assédio e da discriminação que elas sofrem nestes ambientes, a deputada Sâmia Bomfim (PSol) propôs um projeto de Lei que prevê meia-entrada para as mulheres em jogos de futebol.
O Projeto de Lei foi apresentado no dia 2 de fevereiro e, ao fazer isso, ela citou que o futebol feminino foi proibido por 40 anos no país, o que contribuiu para a discriminação das mulheres nesse meio. Segundo o texto do PL:
“Não é incomum, ainda hoje, que mulheres que não estejam acompanhadas de figuras masculinas sejam vistas com certo desconforto nas arenas pelo Brasil, como se essas mulheres não fossem parte significativa da torcida.”
Ela cita que, em datas comemorativas, como o Dia das Mulheres, por exemplo, alguns clubes garantem desconto de 50% para elas. De acordo com a deputada, as mulheres merecem pagar menos, pois há uma exclusão das mulheres em todos os âmbitos do futebol, como na diligência dos clubes, na arbitragem, no jornalismo e até mesmo na torcida.
A deputada ainda complementa:
“A falta de profissionalização da modalidade feminina gera baixos salários e contratos curtos, se comparado ao esporte masculino. Nesse sentido, surge a proposição de garantir às mulheres o direito ao pagamento de meia-entrada em jogos de futebol em que são cobradas taxas de ingresso em todo território nacional.”
Antes de ser posto em prática, o projeto precisa ser avaliado pelas comissões da Câmara dos Deputados. Se aprovado pelas comissões, ele segue para o senado e, depois, para a sanção presidencial, que deve ir a favor da decisão.
A ideia é levar as mulheres cada vez mais para os estádios de futebol, seja no campo, na cobertura ou na torcida, e também incentivar o futebol feminino.
A lei da meia-entrada existe desde 2013 e é concedida para estudantes, idosos, e jovens carentes entre 15 e 29 anos de idade.
-
Saúde1 dia atrás
CHOCANTE! Veja as fotos do bilionário que tentou parecer mais jovem e se deu mal
-
Política2 dias atrás
Europa já se prepara para possível Terceira Guerra Mundial
-
Agronegócio2 dias atrás
Anvisa alerta: fruta muito consumida no Brasil tem agrotóxicos além do permitido
-
Finanças16 horas atrás
Só vão ocupar espaço: 5 eletrodomésticos totalmente dispensáveis
-
Moedas2 dias atrás
Erro em moeda de 1 real pode valer até R$ 500; confira
-
Tecnologia2 dias atrás
Deixar sua casa totalmente conectada é mais acessível do que parece
-
Agronegócio2 dias atrás
Como cultivar bambu-da-sorte na água? Com este guia, é impossível errar!
-
Finanças1 dia atrás
Imóvel financiado: quem paga a dívida se o dono falecer?