Conecte-se conosco

Finanças

Não perca dinheiro: saiba como sacar o PIS/Pasep se não o fez em 2022

Quase 400 mil pessoas não realizaram o saque do dinheiro do PIS/Pasep. Confira as três formas possíveis de solicitá-lo.

Publicado

em

Segundo dados do Ministério do Trabalho, quase 400 mil pessoas deixaram de sacar o abono salarial do PIS/Pasep do ano-base 2020, benefício que ficou disponível no ano passado. Desse total, 120.947 trabalhadores não retiraram o PIS e outros 279.028 não sacaram o Pasep.

Embora os valores tenham estivessem acessíveis até 29 de dezembro de 2022, ainda é possível solicitar o saque fazendo um pedido diretamente ao Ministério do Trabalho. A solicitação pode ser feita a partir desta quarta-feira, 15, quando começa o novo calendário de pagamento do abono, desta vez referente ao ano-base 2021.

Vale lembrar que os trabalhadores têm até cinco anos após o fim do prazo original para realizar a solicitação. Ou seja: quem não sacou em 2020 tem até o final de 2027.

Formas de solicitar o PIS/PASEP atrasado

Existem três formas de liberar o PIS/Pasep atrasado: presencialmente, por telefone ou on-line. Você deve abrir um recurso administrativo junto ao Ministério do Trabalho, que tem até 30 dias para analisar o caso e dar a resposta.

O valor liberado fica disponível para saque no lote do mês seguinte ao resultado e pode ser retirado até o fim do calendário de 2023, que termina em 28 de dezembro. Confira as formas de entrar com o recurso:

  • Por telefone: através da Central Alô Trabalhador, no número 158. O horário de atendimento é das 7h às 19h e a ligação é de graça para telefones fixos. No celular, a chamada é cobrada.
  • Pela internet: é possível abrir um recurso pelo aplicativo ou por e-mail. No aplicativo, acesse a Carteira de Trabalho Digital e siga as instruções. No e-mail, envie uma mensagem para trabalho.uf@economia.gov, trocando o “uf” pela sigla do seu estado.
  • Presencialmente: no site do Ministério do Trabalho, encontre a unidade da pasta mais próxima ao seu endereço, que podem ser uma Superintendência Regional de Trabalho e Emprego, uma Gerência Regional do Trabalho e Emprego, uma agência regional, uma agência do Sistema Nacional do Emprego (Sine) ou uma unidade móvel do trabalhador.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS