Conecte-se conosco

Tecnologia

É possível descobrir quando um texto foi escrito por inteligência artificial? Saiba

A inteligência artificial tem criado textos e respostas cada vez mais perfeitos e alguns sites prometem identificar essas criações.

Publicado

em

A ferramenta ChatGPT é um chatbot capaz de realizar tarefas em dificuldades variadas e conversar com internautas de forma mais natural.

Muitas ações podem ser automatizadas, já que, ao longo de seu uso, a plataforma de inteligência artificial (IA) aprende e se adapta, melhorando cada vez mais a experiência proporcionada e deixando suas respostas melhores e mais precisas.

Com o sucesso recente dessa ferramenta da OpenIA, alguns sites prometem identificar se os textos foram criados por humanos ou por uma IA, mas, por enquanto, a tarefa tem se mostrado bem difícil.

A TechCrunch desenvolveu alguns exemplos em estilos variados de texto, para testar se esses sistemas que prometem “denunciar” a inteligência artificial realmente conseguem fazer isso.

Após serem gerados pelo sistema Claude, da Anthropic, os textos foram carregados nos sites que dizem identificar se o conteúdo foi criado por humanos ou por uma IA. Ficou evidente que nenhum desses sistemas deu uma boa resposta para o questionamento.

Os sistemas testados foram: CathGPT, Originality.ai, GPT Radar, GTPZero, Copyleaks, AI Writing Check e o próprio sistema verificador da OpenAI, criadora do ChatGPT – ferramenta recém-lançada e que se tornou a mais cobiçada.

Quando utilizada uma citação de enciclopédia, apenas dois sistemas identificaram que o texto havia sido escrito por uma IA, o GPTZero e o Originality.ai.

Um ensaio universitário teve um propósito prático já que mostraria a possível dificuldade de professores em identificar textos escritos por inteligências artificiais e não por seus alunos. Porém o resultado também não foi muito promissor, já que apenas duas plataformas conseguiram identificar o texto como sendo escrito por uma inteligência artificial, o GPTZero ee o CatchGPT.

Já na criação de um e-mail marketing, a inteligência artificial criou trechos chamativos e engraçados. Com isso, nesse teste, nenhuma das plataformas identificou como não sendo escrito por um humano.

Outros testes foram realizados e a proporção de acerto dos sites que deveriam denunciar as IAs foi muito baixa. A TechCrunch explica que não é necessariamente a baixa qualidade dessas plataformas o problema, mas sim a constante evolução e atualização das novas Ias desenvolvidas o que dificulta o trabalho das plataformas.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS