Imposto de Renda - IRPF
Fique atento ao prazo para a declaração do Imposto de Renda 2023; Você vai precisar destes documentos
O Imposto de Renda deve ser declarado nos primeiros meses de cada ano. Você sabe quando começa o prazo de entrega em 2023? Confira agora.
É preciso se atentar aos prazos para entregar a declaração de Imposto de Renda 2023, visto que este ano o processo será iniciado um pouco depois do que nos anos anteriores.
Segundo a Receita Federal, isso acontece para que todos os contribuintes tenham acesso à declaração pré-preenchida. Essa versão da declaração permite uma maior rapidez e menos erros na hora da entrega do documento.
Os detalhes e as regras sobre a declaração em 2023 deverão ser publicados até o dia 27 de fevereiro, ou seja, na próxima segunda-feira.
A data para o início da entrega das declarações é no dia 15 de março e a data que sinaliza o fim do prazo é no dia 31 de maio. A partir de maio, aqueles que ganham até dois salários mínimos serão isentos de pagar o Imposto de Renda.
Porém, é preciso entender que nada muda na declaração deste ano. Aqueles que ganharam salários a partir de R$ 1.903,98 em 2022 deverão declarar seus impostos.
Não deixe para última hora, prepare-se!
Mesmo que o prazo para o envio da declaração só comece no dia 15 de março, você pode se precaver e não deixar tudo para última hora.
Separe todos os documentos que serão necessários para preencher a declaração, desde documentos que comprovem rendimentos até aqueles que comprovem gastos, como os com saúde e educação.
Não deixe para separar os documentos necessários em cima da hora, pois dessa maneira você pode acabar se esquecendo de algo importante.
Então, comece a separar! Você irá precisar de seus documentos pessoais, como CPF, comprovante de residência, comprovante de atividade profissional, seus dados bancários e, é claro, seu documento de identidade.
Será necessário ter consigo também documentos que comprovem sua renda, tais como comprovantes de rendimento da aposentadoria ou pensão, rendimento de bancos, recebimento de aluguéis, além de comprovantes de pagamento e de gastos com saúde e educação.
Também é preciso separar comprovantes de vendas ou compra de bens móveis e imóveis. E não se esqueça dos documentos com os dados dos seus dependentes.
Com todos os documentos em mãos e devidamente separados, fica mais fácil fazer rapidamente a sua declaração de Imposto de Renda sem esquecer nada importante.

-
Tecnologia2 dias atrás
Não caia nessa! 3 mensagens que podem ser golpes disfarçados no WhatsApp
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Brasil é o 6º país que mais adota trabalho remoto no mundo; veja o ranking
-
Tecnologia2 dias atrás
Ferramenta expõe dados de contato no LinkedIn e preocupa usuários
-
Agronegócio1 dia atrás
Cróton: conheça a rotina de cultivo ideal para essa planta
-
Curiosidades2 dias atrás
Patrimônio de José Mujica: quanto o ‘presidente mais pobre do mundo’ deixou?
-
Curiosidades2 dias atrás
Buffett promete doar 99% de sua fortuna — veja quem será beneficiado
-
Investimentos1 dia atrás
O que o Fundo Garantidor de Crédito não cobre: veja os investimentos fora da proteção