Tecnologia
China limita acesso ao ChatGPT e ações de tecnologia despencam
Entenda porque o ChatGPT sofreu limitações na China e como isso impactou nas ações. Veja também o que é esta inteligência artificial.
Nesta quinta-feira, dia 23, houve uma queda significativa no valor das principais ações de tecnologia da China. O movimento ocorreu após relatos que indicam que o governo do país solicitou que empresas pioneiras em inteligência artificial limitem o acesso ao conhecido chatbot ChatGPT.
De acordo com o jornal econômico chinês Nikkei Asia, que citou fontes ligadas ao assunto, a Tencent Holding e o Alibaba receberam uma recomendação de reguladores para limitar, de forma direta ou através de outros, o acesso aos serviços do programa da OpenAI em suas plataformas.
Essa medida penalizou ações que haviam subido, impulsionadas por investidores chineses interessados no mercado de inteligência artificial.
Os papeis da Beijing Haitian Ruisheng Science Technology, que lida com dados de inteligência artificial, recuaram 8,4% em Xangai depois de mais do que triplicarem seu valor neste ano. Já a Hanwang Technology, que desenvolve softwares para reconhecimento, desvalorizou o limite diário de 10%.
A empresa Baidu anunciou o lançamento de seu próprio chatbot com inteligência artificial para março ainda deste ano. O Alibaba também falou sobre a criação de um concorrente, mas ainda não há data para chegar ao mercado. As empresas chinesas têm corrido atrás de gerar uma sucessão doméstica para o ChatGPT que seja mais aceitável para o país.
ChatGPT
ChtGPT, também conhecido como ChatGPT, é um chatbot criado pela OpenAI, uma empresa de tecnologia com sede nos Estados Unidos. A plataforma usa um modelo de linguagem baseado em inteligência artificial que foi treinado em uma grande quantidade de dados de texto para gerar respostas a perguntas e mensagens dos usuários.
O sistema pode ser integrado a diferentes plataformas e aplicativos de mensagens para fornecer assistência virtual em uma variedade de tarefas, como responder a perguntas de atendimento ao cliente, fornecer informações e oferecer sugestões personalizadas.
O ChatGPT é considerado um dos chatbots mais avançados do mercado e atualmente tem sido usado em várias aplicações comerciais e educacionais.

-
Tecnologia1 dia atrás
Não caia nessa! 3 mensagens que podem ser golpes disfarçados no WhatsApp
-
Mercado de Trabalho16 horas atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Finanças2 dias atrás
Fatura paga na sexta: em quanto tempo o limite do cartão é liberado?
-
Mundo2 dias atrás
FBI alerta para golpes com vozes geradas por inteligência artificial
-
Economia2 dias atrás
Receita lança painel interativo sobre renúncias fiscais de empresas
-
Tecnologia1 dia atrás
Ferramenta expõe dados de contato no LinkedIn e preocupa usuários
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Brasil é o 6º país que mais adota trabalho remoto no mundo; veja o ranking
-
Empresas2 dias atrás
Log-In lucra R$ 26,5 mi no 1TRI25, alta de 219%