Agronegócio
Fruto proibido: entenda por que os EUA vetaram groselhas
Esta frutinha doce tão popular na Europa dificilmente pode ser encontrada nos EUA. Entenda o que aconteceu com a groselha.
Quando estiver nos Estados Unidos, morando ou de passagem, dificilmente você terá a oportunidade de comer, ou até mesmo de ver, gooseberries, as famosas groselhas.
Essa planta, da família Glossulariaceae, possui variedades europeias e americanas, nativas desses locais, porém, não são facilmente encontradas em solo norte-americano.
Como são possíveis de serem cultivadas até mesmo em baixíssimas temperaturas, como as do Círculo Polar Ártico, é muito comum encontrá-las nessas regiões. Na Europa, ela são muito cultivadas e é bem comum vê-las em tortas, bolos e até vinhos.
Essas frutinhas podem ser encontradas nas mais variadas cores: roxas, pretas, vermelhas, verdes e amarelas são as mais comuns, e ainda possuem a pele translúcida, o que demonstra uma certa semelhança visual com uvas quando servidas ou expostas na mesa.
Historicamente, o governo dos Estados Unidos realizou diversas proibições legais no setor alimentício, cada uma a seu tempo. Algumas dessas proibições caíram, outras permanecem até hoje, pelos mais variados motivos.
Um exemplo foi o foie gras, um item que teve sua comercialização, além da sua produção, proibida no território americano, assim como qualquer alimento produzido em condições de maus tratos às aves.
Os Estados Unidos proibiram por anos a produção e consumo de álcool em todo seu território no início do século XX, além de itens culinários e algumas bebidas ao longo dos anos.
Já as groselhas tiveram sua proibição decretada mais por motivos econômicos e ecológicos do que por motivos sanitários, éticos ou de segurança.
No início do século XX, descobriu-se que a planta da groselha carregava uma doença muito danosa ao pinheiro branco. Essa doença era mortal para essas árvores e a groselha foi, por anos, proibida de ser cultivada e comercializada.
Apesar de serem muito populares na Europa, nos Estados Unidos a fruta não foi mais cultivada por décadas, a fim de proteger às indústrias de madeira que dependiam do pinheiro branco para se manterem.
Apesar de desde 1966 a proibição federal ter caído, alguns estados, como o Maine, mantêm a proibição. Hoje, a fruta pode ser comprada ou encomendada on-line em todos os estados norte-americanos, apenas seu cultivo é proibido em alguns deles.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia1 dia atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp