Automobilística
A velocidade real do veículo pode ser diferente da indicada pelo velocímetro?
Será que podemos confiar no velocímetro do veículo para nos precavermos de multas e punições no trânsito? Confira a matéria.
Os fabricantes de carros têm utilizado, de forma intencional, uma prática que se tornou comum: apresentar uma discrepância entre a velocidade indicada no painel do velocímetro e a velocidade real do veículo. Em alguns modelos, essa margem de segurança pode chegar a 5%.
A diferença visa incentivar o motorista a dirigir abaixo do limite de velocidade da via, reduzindo o risco de acidentes e multas. Os condutores que utilizam o aplicativo Waze para dirigir, por exemplo, já notaram essa discrepância entre o valor indicado pelo aplicativo e aquele apontado pelo velocímetro do carro, independentemente do modelo.
No entanto, a União Europeia aprovou uma norma que determina que os veículos comercializados nos países do bloco não podem ter um erro superior a 10% acrescido de 4 km/h. Ou seja: se um carro estiver a uma velocidade real de 100 km/h, o velocímetro não pode indicar mais de 114 km/h.
Referência para multa
A diferença mencionada também é utilizada como referência para cálculo da multa por excesso de velocidade, de acordo com a legislação brasileira. A fim de evitar que condutores sejam penalizados injustamente e possam disputar a infração judicialmente, a lei determina uma tolerância na fiscalização eletrônica realizada pelos radares.
Conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), um motorista só comete uma infração se estiver dirigindo a pelo menos 7 km/h acima do limite de velocidade permitida em vias de até 100 km/h. Acima de 107 km/h, a variação passa a ser de 7%.
Toda vez que um carro passa pelo radar de fiscalização eletrônica, a velocidade indicada no dispositivo é sempre menor do que a mostrada no velocímetro do veículo. Mesmo que intencional e comum, em alguns casos a diferença pode ser consequência de outros fatores, como pneus muito desgastados ou descalibrados.
Quando as rodas originais de um veículo são substituídas por um conjunto de medidas diferentes, como altura do perfil, diâmetro, largura, isso também afeta a medição de velocidade. Ao instalar rodas e pneus maiores, o automóvel irá percorrer uma distância maior do que a indicada no velocímetro.
Esse processo pode causar uma impressão errônea de melhor desempenho e menor consumo, já que a medição do consumo é baseada na quilometragem percorrida, resultando em um número que não reflete a realidade.

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