Tecnologia
Drone morcego: cientistas criam robô voador capaz de encontrar pessoas desaparecidas
Projeto está sendo desenvolvido em Toronto, no Canadá. Objeto consegue gerar mapas 3D em tempo real e é acoplado a sistema de microfonia.
Cientistas que integram um projeto de robótica da Universidade de Toronto, no Canadá, criaram um drone acoplado a um sistema de geolocalização capaz de rastrear objetos no ambiente e até mesmo encontrar pessoas desaparecidas.
Os primeiros resultados do projeto foram divulgados na publicação científica Robotics and Automation Letters. Batizado de drone morcego, o objeto, basicamente, explora técnicas de detecção inspiradas em animais, as quais foram aplicadas na robótica.
Os estudiosos criaram um robô voador, em formato de drone, e utilizaram uma tecnologia capaz de detectar, localizar e rastrear objetos.
A novidade vem associada, ainda, a um hardware de áudio de um robô puck interativo (brinquedo para crianças), que possibilita o uso de microfone e alto-falante.
Mapeamento
Além da capacidade de detecção, o sistema do drone morcego entrega mapas 3D do ambiente captado em tempo real. Ele está sendo testado, a princípio, em laboratório, mas tem apresentado resultados satisfatórios.
Essa possibilidade de rastreamento, aliada ao sistema de microfonia, é o que faz os cientistas acreditarem que ele poderá ser utilizado para encontrar pessoas perdidas e ajudar nas buscas em locais de difícil acesso.
O tamanho do drone é pequeno, o que facilita a locomoção e inserção dele em todos os tipos de ambiente. Ele é capaz, ainda, de informar todos os obstáculos que poderão ser encontrados no trajeto até o local.
O futuro do rastreamento
O drone morcego surge como uma promessa interessante para o futuro dos trabalhos de buscas e salvamento, especialmente em situações de desastres e acidentes.
O poder de detecção da tecnologia utilizada pelos cientistas de Toronto tem demonstrado bons resultados, tanto em ambientes internos quanto externos.
A previsão dos estudiosos é que o projeto avance, agora, no sentido de aprimorar as possibilidades de uso. Ele ganhará, ainda, melhorias com a inserção de GPS e câmeras.
-
Cotidiano2 dias atrás
Nem pense em batizar seu filho assim: 100 nomes que são proibidos no Brasil
-
Tecnologia23 horas atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Tecnologia1 dia atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Finanças2 dias atrás
Dá para ganhar dinheiro com a nova IA do WhatsApp? Veja do que ela é capaz
-
Economia1 dia atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS