Finanças
Renegociação do Fies: Prazo para solicitação aumentou? Confira!
Projeto de lei pretende aumentar prazo de solicitação de renegociação até o final do ano! Confira mais detalhes a seguir!
O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) permitiu que muitos brasileiros pudessem realizar o sonho de entrar em uma universidade e obter seu diploma. Esse programa facilitou o ingresso de vários estudantes em instituições privadas.
No entanto, uma das condições para conseguir esse financiamento é se comprometer em pagá-lo ao final da graduação. Isso fez com que muitos brasileiros saíssem das universidades já endividados, pois o processo de conseguir um emprego estável no país é árduo e não acontece do dia para a noite.
Felizmente, para aqueles que estão endividados devido ao Fies, uma das soluções é a renegociação da dívida. Mas como fazer essa renegociação? A seguir eu te conto mais detalhes!
Como fazer a renegociação do Fies?
Primeiramente, é importante salientar que para fazer a negociação do Fies, é necessário que o beneficiário atenda alguns requisitos.
De acordo com o MEC, as pessoas liberadas para fazer a negociação são aquelas com contrato firmado até o segundo semestre de 2017. Frente a isso, mais de meio milhão de graduados estão com os contratos na fase de amortização e com atraso no pagamento das prestações.
Nesse sentido, a renegociação pode ser feita nas instituições financeiras que atuam com o Fies, como a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil.
O prazo para a renegociar foi encerrado no dia 31 de dezembro de 2022, contudo, um projeto de lei tramitando na Câmara dos deputados visa ampliar o prazo para o final de 2023.
Confira mais detalhes do projeto de lei!
O projeto que busca ampliar o período para renegociação das dívidas do Fies para 31 de dezembro de 2023 é o n.3016/22.
Atualmente, o projeto está sendo analisado na Câmara dos Deputados e irá alterar a lei nº 14.375 de 2022, que regulamenta o Fies.
Além disso, o projeto ainda será analisado pelas comissões de Educação, de Finanças e Tributação, de Constituição e Justiça e de Cidadania.

-
Finanças18 horas atrás
Revolta familiar! Idoso deixa herança para cuidadora e caso vai parar na Justiça
-
Mundo10 horas atrás
Itália paga até R$ 600 mil para quem for morar em vilarejos; mas há um porém
-
Finanças2 dias atrás
8 táticas usadas pelos supermercados para induzir gastos maiores
-
Agronegócio22 horas atrás
5 árvores frutíferas que você deve EVITAR plantar em seu quintal
-
Automobilística2 dias atrás
Câmbio automático: devo usar D ou N ao parar no semáforo?
-
Investimentos2 dias atrás
Antes de comprar uma casa, veja 6 aspectos essenciais que você deve avaliar
-
Empresas2 dias atrás
Banco BS2 compra participação na fintech mineira Paag
-
Finanças2 dias atrás
É isto o que vendedores de carros não te contam sobre financiamento