Conecte-se conosco

Ações, Units e ETF's

Petrobras (PETR4) pode ser acionada na Justiça por suspender venda de ativos

Há muito ruído político no entorno da petroleira.

Publicado

em

A Petrobras (PETR4) poderá ser acionada judicialmente por quebra de contrato após suspender temporariamente processos de venda de ativos já assinados junto a investidores que somam mais de US$ 2 bilhões, após pedido do governo federal para analisar tais desinvestimentos.

A informação é da Reuters e, conforme a agência, embora a empresa não tenha formalizado a suspensão pedida pelo governo, o presidente da Petrobras, Jean-Paul Prates, disse na véspera que “está tudo suspenso para análise”.

Vale lembrar que na última quarta-feira (1) a petroleira informou que havia recebido um ofício do Ministério de Minas e Energia solicitando a suspensão das alienações de ativos por 90 dias, em razão da reavaliação da Política Energética Nacional.

O pedido focou em novos processos de desinvestimentos e alguns em trâmite e não concluídos.

Conforme a Reuters, há pelo menos quatro contratos assinados de venda publicados ao mercado, mas ainda pendentes de conclusão.

A agência elenca, por exemplo, que um dos maiores foi a venda de 22 concessões de um grupo de ativos na Bacia Potiguar, no Rio Grande do Norte, para a 3R Petroleum (RRRP3), por US$ 1,38 bilhão.

Nesse caso, a 3R chegou a anunciar ter acertado um empréstimo de 500 milhões de dólares para concluir a transação.

Petrobras (PETR4): conselho de administração

Outro movimento que está no noticiário diz respeito ao conselho de administração da Petrobras.

Levantamento do Estadão informa que a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, recebeu hoje uma mensagem do coordenador-geral da Federação Única dos Petroleiros (FUP), Deyvid Bacelar, reclamando do que chama de “perigosas indicações” do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, para o conselho da petroleira.

Ela não gostou da atitude de Silveira, que derrubou as sugestões do presidente da Petrobras, Jean-Paul Prates, para o colegiado e substituiu por nomes propostos pelo Centrão. Na mensagem, Bacelar diz que, se essa situação não mudar, Lula perderá o controle da empresa.

Redatora. Formada em Técnico Contábil e Graduada em Gestão Financeira. Contato: simonillalves@gmail.com.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS