Tecnologia
Banco Central inicia projeto-piloto do Real Digital; Veja detalhes
Instituições selecionadas farão depósitos codificados em uma ambiente virtual simulado a partir de maio. O teste deve durar até o próximo ano
O Banco Central comunicou, na última segunda-feira, que deu início ao projeto-piloto do Real Digital, a futura moeda virtual do Brasil.
O período de teste será realizado a partir de maio, em um ambiente virtual simulado, ou seja, não vai envolver valores de verdade. E apenas instituições financeiras autorizadas terão acesso ao sistema.
As participantes passarão por um processo seletivo e serão escolhidas, conforme os critérios do BC. A expectativa é simular a participação de usuários por meio de depósitos tokenizados (codificados) do Real Digital.
O comunicado
O texto do comunicado divulgado pelo Banco Central explica que a programabilidade do sistema será oferecida por uma plataforma de tecnologia de registro distribuído (Distributed Ledger Tecnology – DLT).
O piloto contará com a participação, além das instituições selecionadas, da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) e contemplará a emissão de Títulos Públicos Federais, assim como a liquidação de transações envolvendo esses títulos.
Características da moeda virtual
O Real Digital é uma moeda virtual que será emitida pelo Banco Central, como uma extensão da moeda física. A distribuição dela será intermediada pelos bancos.
Em caso de necessidade de troca, será possível trocá-la pelo real tradicional (em notas), e vice-versa. O sistema de cotação será o mesmo de outras moedas.
Os bancos não poderão emprestar os recursos a terceiros e eles não terão correção automática. O Banco Central afirma que a moeda terá garantia de segurança jurídica, cibernética e de privacidade nas operações.
Essa fase do projeto-piloto e demais testes deve durar até fevereiro do próximo ano. O lançamento e liberação para o público, em geral, dependerá de uma avaliação posterior.
Início dos estudos
Após o sucesso e aceitação do PIX, implementado no Brasil em 2020, o Banco Centro deu início aos estudos para a emissão da moeda digital.
A primeira etapa, conhecida em inglês como Lift Challenge, consistiu na checagem da probabilidade de uso. Ela foi concluída e o projeto caminha agora para a próxima fase: os testes.
As vantagens da moeda virtual são várias. Ela pode facilitar a integração com sistemas internacionais, gerar menor custo de intermediação, maior inclusão digital, eficiência e possibilidade de monetização.
-
Tecnologia2 dias atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Criptomoedas2 dias atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo2 dias atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia2 dias atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Tecnologia2 dias atrás
Transforme seu celular Xiaomi com estas 6 configurações importantes
-
Economia2 dias atrás
Empreendedores que abrem CNPJ perdem o Bolsa Família? Veja regras