Agronegócio
Ipoméia: saiba como cultivá-la e deixe seu ambiente ainda mais charmoso
Veja como realizar o plantio simples e prático. A planta também requer alguns cuidados para que se desenvolva de maneira saudável.
Originária da China antiga, a Ipoméia ou Ipomoea é o principal gênero de Convolvulaceae, contendo mais de mil espécies de trepadeiras. Conhecida também por Glória-da-manhã, essa espécie possui muitas flores que se abrem durante o dia para a polinização.
Por ser um gênero completo, a ipomeia apresenta uma grande variedade de espécies com cores, aromas, pétalas e detalhes únicos. Dentre os principais tipos, podemos citar:
- Ipoméia Rubra (Horsfalliae);
- Ipoméia Cairica;
- Ipoméia Africana;
- Ipoméia Variegata;
- Batata Doce Ornamental;
- Ipoméia Purpura (Ipomoea purpurea);
- Trepadeira Esqueleto.
Apesar de ser considerada uma planta fácil de cultivar, a ipoméia requer alguns cuidados para que se desenvolva de maneira saudável. Veja a seguir, como cultivar essa espécie da maneira correta.
Reprodução: Freepik
Como cuidar da planta Ipoméia
Rega
Em geral, as ipoméias são plantas que se dão bem ao sol. No entanto, seu substrato requer umidificação frequente. Para garantir belas flores, é recomendável que sua espécie seja regada diariamente, exceto em dias muito frios ou naturalmente úmidos. Mas lembre-se, sem exageros.
Luminosidade
As ipoméias gostam de sol ou meia-sombra e temperaturas amenas. Dessa forma, o cultivo pode ser feito em locais abertos, como jardins, onde as plantas receberão muita luz solar.
Entretanto, se você mora em um apartamento ou casa com pouco espaço externo, o ideal é cultivá-la em espaços com boas fontes de luz, como janelas e varandas.
Adubação
O solo precisa ser fértil, mas bem equilibrado em umidade. Dessa forma, escolha um substrato que escorra e não permita que ele acumule muita água.
Podas
Por ser uma planta com flor, a poda é necessária após o período de floração. Assim, você estimulará o processo de floração sem colocar em risco as flores existentes.
Cultivo
As ipoméias podem ser cultivadas diretamente no solo ou em vasos. Essa espécie é bem resistente e adaptável, entretanto, precisa de um local com espaço amplo para se desenvolver.
Agora que você sabe como realizar o cultivo correto da Glória-da-manhã, que tal colocar o plantio em prática?

-
Mundo1 dia atrás
Itália paga até R$ 600 mil para quem for morar em vilarejos; mas há um porém
-
Tecnologia15 horas atrás
Nunca faça ESTAS perguntas a uma IA, mesmo se a curiosidade for grande
-
Finanças2 dias atrás
Revolta familiar! Idoso deixa herança para cuidadora e caso vai parar na Justiça
-
Agronegócio11 horas atrás
Cavalo mais caro do mundo é brasileiro e vale R$ 160 milhões
-
Agronegócio2 dias atrás
5 árvores frutíferas que você deve EVITAR plantar em seu quintal
-
Agronegócio1 dia atrás
Aprenda a plantar abacate em vaso e economize na feira
-
Tecnologia1 dia atrás
Brasil agora tem produção nacional de ‘drones de guerra’
-
Cotidiano2 dias atrás
Nova lei do CPF: descubra as mudanças que já estão em vigor