Conecte-se conosco

Carreira

Arrependido da escolha profissional? Descubra os cursos que mais geram arrependimento!

Escolher uma profissão pode ser muito difícil, por isso, o arrependimento vem. Confira quais são os cursos que o retorno parece não ser bom.

Publicado

em

Escolher uma carreira para a vida toda é uma tarefa desafiadora que requer grande responsabilidade. Para muitas pessoas, definir uma profissão exige uma escolha precoce, muitas vezes durante a adolescência, quando ainda se está descobrindo o mundo e a si mesmo.

Entretanto, essa decisão pode trazer arrependimentos futuros, como apontado na pesquisa sobre cursos que geram maior insatisfação entre os profissionais. Todo mundo conhece alguém que mudou de profissão, fez outra faculdade e até saiu totalmente da área de estudos, né?

A falta de satisfação pode ter várias causas, incluindo expectativas irreais, pressão social ou simplesmente a falta de afinidade com a carreira escolhida durante a graduação. Na maioria das vezes, a remuneração também pode ser um fator de descontentamento, sendo insuficiente para atender às despesas e projetos pessoais.

Cursos mais desaprovados por arrependimento

Conduzida pela “The College Payoff” e publicada pela Universidade de Georgetown, o levantamento revela os cursos universitários que mais geram arrependimento entre os estudantes. Embora baseada nos Estados Unidos, a tendência também é observada em outras partes do mundo.

Em 10º lugar, estão os cursos de Letras e Biologia, com a principal reclamação sendo a remuneração, considerada baixa, e a falta de oportunidades em algumas cidades.

Em 8ª posição, está a área de Ciências Políticas, com profissionais insatisfeitos por conta dos salários e das poucas contratações.

Em 2º e 3º lugares, Artes e Sociologia são mencionadas devido à pouca valorização dessas funções na sociedade e baixa remuneração.

Qual profissão é a que mais causa arrependimento?

Em primeiro lugar está o curso de Jornalismo, com 87% dos profissionais pesquisados se arrependendo da escolha devido às poucas oportunidades de trabalho e salários incompatíveis com as exigências dos cargos.

No contexto brasileiro, outros cursos também são destacados, como Direito, que muitas vezes é escolhido por influência familiar, mas não corresponde às expectativas dos estudantes; e Administração, considerado uma formação genérica e distante das necessidades do mercado.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS