Economia
IPC-S sobe em seis das sete capitais na 1ª quadrissemana de março
Segundo FGV, indicador cheio passou de 0,34%, no fechamento de fevereiro, para 0,48%, este mês
Seis das sete capitais pesquisadas pelo Índice de Preços ao Consumidor – Semanal (IPC-S) apresentaram variação positiva na primeira quadrissemana de março, ante o fechamento do mês anterior, segundo informou, nesta quinta-feira (9), a Fundação Getúlio Vargas (FGV). Na passagem entre os dois meses citados, o índice cheio avançou de 0,34% para 0,48%.
O aumento mais expressivo do indicador foi verificado em Brasília (0,04% para 0,48%), seguido de Porto Alegre (0,43% para 0,73%); Belo Horizonte (0,16% para 0,35%); Rio de Janeiro (0,28% para 0,35%); São Paulo (0,37% para 0,44%) e Recife (0,55% para 0,56%). A única exceção coube a Salvador, que recuou de 0,45% para 0,33%.
O resultado deste mês representa uma tendência de alta, na maior parte das capitais, na contramão do fechamento de fevereiro, em que o IPC-S teve recuo em quatro das sete capitais pesquisadas, ante à terceira quadrissemana de fevereiro. Na ocasião, o índice havia baixado de 0,41% para 0,34%.
Entre as capitais, a redução mais significativa ocorreu em São Paulo (0,56% para 0,37%), vindo depois Salvador (0,61% para 0,45%), Rio de Janeiro (0,38% para 0,28%) e Belo Horizonte (0,27% para 0,16%) também registraram decréscimo no período. Em contrapartida, o índice acelerou em Recife (0,53% para 0,55%), Porto Alegre (0,35% para 0,43%) e Brasília (-0,11% para 0,04%).
Evolução monitorada – Para melhor entendimento, explica-se que o IPC-S, medido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) desde 2003, serve para indicar a variação de produtos e serviços em sete capitais do país, mediante o monitoramento da evolução de preços pelo critério quadrissemanal (quatro semanas), com fechamentos nos dias 7, 15, 22 e 30 de cada mês. A cada período de dez dias, são coletados preços de 425 itens, em 2.500 estabelecimentos de 12 capitais, perfazendo 180 mil cotações mensais.
Tal coleta, por sua vez, conta com a participação de donas de casa treinadas pela Fundação para aferir, a cada dez dias, preços de alimentação no domicílio, produtos de limpeza, higiene e serviços, sem contar o trabalho de funcionários da FGV, que realizam consultas mensais sobre a variação de grupos de bens e serviços integrantes da cesta básica do IPC; com estrutura definida com base na Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF), cujos pesos são corrigidos mensalmente.

-
Tecnologia1 dia atrás
Nunca faça ESTAS perguntas a uma IA, mesmo se a curiosidade for grande
-
Mundo2 dias atrás
Itália paga até R$ 600 mil para quem for morar em vilarejos; mas há um porém
-
Agronegócio23 horas atrás
Cavalo mais caro do mundo é brasileiro e vale R$ 160 milhões
-
Agronegócio2 dias atrás
Aprenda a plantar abacate em vaso e economize na feira
-
Tecnologia2 dias atrás
Brasil agora tem produção nacional de ‘drones de guerra’
-
Cotidiano2 dias atrás
Nova lei do CPF: descubra as mudanças que já estão em vigor
-
Tecnologia1 dia atrás
Starlink lança plano de internet mais acessível e sem fidelidade
-
Tecnologia16 horas atrás
NUNCA use estes tipos de senha se quiser manter seus dados seguros