Tecnologia
Seu celular caiu no vaso sanitário? Saiba como evitar o estrago
Se você um dia passar por esse tipo de situação, não se desespere. Haja rapidamente e siga o passo a passo para tentar recuperar o aparelho
Em primeiro momento, só de imaginar a cena, a reação imediata é de nojo e incredulidade, mas acredite. Ela acontece com mais frequência do que se imagina.
Estamos falando de quando o aparelho celular cai no vaso sanitário. Se você nunca passou por isso, saiba que várias pessoas já tiveram de enfrentar essa situação.
A questão envolvida nisso é que elas não tiveram somente de lidar com o nojo, mas com o desespero da dúvida se o telefone voltaria ou não a funcionar.
Para evitar o estrago e o consequente prejuízo na compra de um aparelho novo, vamos explicar nesse passo a passo como salvar o celular após a queda no vaso sanitário.
Operação salvamento
Passo 1: retire o celular da água imediatamente
A orientação inicial é que se retire o celular da água o mais rápido possível. Quanto mais rápido você retirá-lo, menores serão as chances de danos graves. Em seguida, é recomendado que se desligue o celular e retire a bateria.
Passo 2: seque o celular com um pano limpo
A etapa seguinte é a de secar o aparelho. Use um pano limpo e passe sobre ele cuidadosamente. Certifique-se, ao final do processo, de que não haja água nas superfícies externas do telefone.
Passo 3: retire as capas e acessórios
Após a verificação de que ele está seco, remova todas as capas e acessórios, incluindo chip e cartão de memória. Quanto mais coisas você remover, mais fácil será de secar e higienizar o aparelho.
Passo 4: use arroz para absorver a umidade
Agora, você deve fazer algo inusitado: afundar o celular em um recipiente com arroz (cru, obviamente) e deixe-o por pelo menos 24 horas. O arroz possui alta capacidade de absorção da umidade e ajudará a secar o aparelho.
Passo 5: limpe o telefone com álcool isopropílico
Depois do período envolto de arroz, o aparelho deve ser limpado com álcool isopropílico, substância excelente para a limpeza de eletrônicos. Passe o líquido cuidadosamente sobre o celular e, em seguida, certifique-se de que não haja mais qualquer sinal de umidade nas superfícies externas.
Passo 6: ligue o celular
Depois de todo esse processo, você pode religar o aparelho. Se tudo funcionar normalmente, parabéns! Você conseguiu. Se não der certo, leve-o até uma assistência técnica de confiança.
Missão impossível?
Ao imaginar a situação e todo o processo de salvamento do aparelho, pode parecer algo impossível de acontecer, mas seguindo esses passos simples, as chances são grandes de que você consiga recuperá-lo.
Nunca se esqueça, entretanto, que a ação rápida é crucial para que tudo dê certo. E caso você não se sinta confiável para cumprir esse passo a passo, leve-o imediatamente a uma assistência técnica.
O ideal, depois, é lembrar sempre de tomar certos cuidados para evitar que o transtorno se repita. Evite utilizar o telefone próximo a pias e vasos sanitários, e use capaz protetoras e películas para prevenir danos maiores.

-
Tecnologia1 dia atrás
Não caia nessa! 3 mensagens que podem ser golpes disfarçados no WhatsApp
-
Mercado de Trabalho16 horas atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Finanças2 dias atrás
Fatura paga na sexta: em quanto tempo o limite do cartão é liberado?
-
Economia2 dias atrás
Receita lança painel interativo sobre renúncias fiscais de empresas
-
Mundo2 dias atrás
FBI alerta para golpes com vozes geradas por inteligência artificial
-
Tecnologia1 dia atrás
Ferramenta expõe dados de contato no LinkedIn e preocupa usuários
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Brasil é o 6º país que mais adota trabalho remoto no mundo; veja o ranking
-
Empresas2 dias atrás
Log-In lucra R$ 26,5 mi no 1TRI25, alta de 219%