Economia
Plataforma ‘Mãos à Obra’ atualizará, em tempo real, situação de obras no país
Uso de ferramenta online agilizará pleitos de estados e municípios junto à União
Tecnologia empregada a favor da eficiência no uso dos recursos públicos. Essa é a principal característica da plataforma online “Mãos à Obra”, iniciada na última sexta-feira (10), pela qual administrações estaduais e municipais vão poder verificar a situação atual de obras, paralisadas ou inacabadas, em suas respectivas regiões.
Desenvolvida, em menos de 30 dias, pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), a plataforma – cujo banco de dados terá de ser atualizado, até 10 de abril próximo, por gestores estaduais e municipais – será capaz de indicar à União quais projetos devem ser retomados com urgência, além de mapear e identificar prioridades para os investimentos federais.
Na previsão do Serpro, tanto prefeitos, quanto governadores deverão priorizar projetos associados às áreas de Saúde, Educação, Esporte e Cultura, além de unidades do programa habitacional federal “Minha casa, minha vida”, e aquelas integrantes da carteira do Ministério das Cidades.
Da mesma que as demandas terão resposta do novo sistema, por ordem de envio, aquela esfera pública que ‘alimentar’ com maior brevidade seu banco de dados, terá seu pedido analisado mais rapidamente, respeitando o critério de ordem de chegada. Enquanto a Casa Civil será responsável pela análise do banco de dados, caberá à Presidência da República definir quais obras serão reiniciadas de imediato.
Para configuração da arquitetura da plataforma online, o Serpro empregou a tecnologia LowCode, que agiliza o desenvolvimento de aplicativos e sites, além da WebApp, que permite ampliar a acessibilidade e a interatividade por parte de usuários, seja em navegadores web por meio de dispositivos móveis.
Tanto para a concepção, quanto para o protótipo do produto, foi necessário o uso intensivo de ferramentas de UX, tendo em vista oferecer maior fluidez para o usuário. Isso sem contar a adoção de técnicas de ciência de dados com vistas a dar suporte ao processo de recepção, validação, cruzamento e consolidação das bases de dados. Outra inovação relevante da plataforma ‘Mãos à Obra’ é que ela já entra em operação, integrada ao site Portal.Gov.Br, o que permite o uso de apenas um único login do governo federal ter acesso à ferramenta.

-
Finanças2 dias atrás
O que acontece se você não pagar o condomínio? Veja riscos e consequências
-
Criptomoedas2 dias atrás
1ª lei de criptomoedas dos EUA é aprovada; veja detalhes
-
Tecnologia2 dias atrás
Google lança plano de IA por US$ 249 mensais
-
Tecnologia2 dias atrás
Microsoft integra Grok 3 ao Azure
-
Tecnologia2 dias atrás
Brasileiros treinam inteligência artificial para evitar informações que ofereçam risco
-
Tecnologia20 horas atrás
Alerta: vírus em jogos de celular rouba dados e faz transferências via Pix
-
Empresas2 dias atrás
Méliuz pretende investir R$ 150 mi para ampliar exposição em Bitcoin
-
Automobilística2 dias atrás
Quanto custaria o icônico Gol Bolinha atualmente?