Conecte-se conosco

Economia

CPF na nota? Você deveria começar a incluir essa informação nas suas compras!

Apesar de muito perguntado pelos atendentes e funcionários de caixa, muita gente ainda não coloca o CPF na nota fiscal. Veja os benefícios!

Publicado

em

Se você já fez alguma compra no mercado ou passou por algum caixa para fazer um pagamento, provavelmente já ouviu a seguinte pergunta: “CPF na nota?”. Muitos brasileiros podem ter medo de informar o documento para um desconhecido, mas saiba que essa informação traz muitos benefícios.

Por que inserir o CPF na nota fiscal?

Primeiro, cabe ressaltar que a medida foi uma iniciativa dos governos estaduais, que estavam em busca de uma maneira para controlar a tributação fiscal do comércio. Dessa forma, é possível melhorar a aplicação dos tributos, como o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

Mas muita gente ainda tem dúvidas em relação aos possíveis benefícios derivados desse simples ato de informar seu documento pessoal no momento de realizar o pagamento de alguma compra.

Um dos principais motivos para informar o CPF na nota fiscal está relacionado ao estabelecimento e à manutenção de uma relação saudável entre as empresas e a sociedade. Isso porque a iniciativa pretende combater a sonegação de impostos, já que algumas empresas o fazem de maneira corriqueira.

E não só isso: o acúmulo das notas pode gerar premiações entre R$ 5 mil e R$ 1 milhão em sorteios mensais promovidos pelos estados. Assim, quanto mais vezes você coloca seu CPF em notas fiscais, mais chances tem de ganhar a bolada.

Além desses benefícios, alguns governos trabalham com o sistema de créditos, sendo que cada nota vale uma determinada quantia. É possível resgatar essas quantias para recarregar o celular, emitir passagens de transporte rodoviário e retirar ingressos de show, dependendo do estado em que o consumidor vive.

Por fim, existem locais como Alagoas, Goiás, Paraná e São Paulo que oferecem um desconto de até 10% no Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para quem acumula as notas. Em outros estados, o desconto vale para o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS