Economia
BC estende alíquota temporária de 17% de compulsório até abril de 2021
A partir desse período, a taxa será de 20%, e não mais de 25% como previsto anteriormente.
O Banco Central estendeu para abril de 2021 a validade da alíquota temporária do compulsório sobre recursos a prazo de 17%, comunicou a autoridade monetária nesta sexta-feira, acrescentando que a taxa será de 20%, e não mais de 25% como previsto a partir de então.
O BC explicou em comunicado que a previsão, com base em dados atuais, é que a mudança resulte na redução do valor previsto para ser recolhido, a partir de abril de 2021, de 62 bilhões de reais. A princípio, a alíquota temporária de 17% teria vigor até dezembro de 2020.
“A decisão, no atual momento, visa dar previsibilidade para que o mercado se ajuste para cumprir a nova alíquota”, afirmou o BC.
Em fevereiro, o BC reduziu a alíquota de 31% para 25% visando diminuir a sobreposição entre recolhimentos compulsórios e indicador LCR (Liquidity Coverage Ratio).
Logo em seguida, em março, o banco voltou a baixar a alíquota, de 25% para 17%, com uma medida emergencial e temporária de combate aos efeitos econômicos da pandemia de coronavírus. Na ocasião ficou definido que, em dezembro deste ano, a alíquota voltaria para 25%.
“Contudo, considerando a permanência das condições mais restritivas de captação bancária, o crescimento do nível dos depósitos que constituem a base de cálculo deste tipo de recolhimento e os limites para utilização do compulsório para fins de apuração do LCR, o BC decidiu estender a alíquota temporária, de 17%, até abril de 2021 e reduzir a alíquota a ser cumprida a partir de abril de 2021, passando-a de 25% para 20%”, explicou o BC.
-
Tecnologia2 dias atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Criptomoedas2 dias atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo2 dias atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia2 dias atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Empreendedores que abrem CNPJ perdem o Bolsa Família? Veja regras
-
Tecnologia1 dia atrás
WhatsApp agora permite esconder conversas para mais privacidade
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Se você vai trabalhar no Natal e Ano Novo, deve conhecer seus direitos
-
Economia2 dias atrás
Custo de vida no Brasil exige salário mínimo de R$ 5.505,11 para família de 3 pessoas