Conecte-se conosco

Bancos

Cópia do Pix brasileiro, FedNow ianque deve entrar em operação em julho

Anúncio da ferramenta dos EUA, que leva o nome do bc estadunidense, não contém medidas de proteção contra golpes ou vírus

Publicado

em

Quem diria, o ditado virou ao contrário. O que é bom para o Brasil, é bom para os Estados Unidos. Que o diga o Tio Sam, que acaba de ‘copiar’ a ideia bem-sucedida 100% tupiniquim, do sistema de pagamentos instantâneos, o brasileiríssimo Pix, concebido pelo nosso Banco Central (BC), ‘pai’ do ianque FedNow, nome que faz referência ao Fed (Federal Reserve), o bc dos EUA.

Com previsão de funcionamento 24 horas por dia, sete dias por semana, o FedNow, em testes desde setembro do ano passado, deverá entrar em operação em julho próximo. Em comunicado recente, o Fed solicitou aos bancos e demais parceiros que ingressem ‘a todo vapor’ na ferramenta de transações financeiras norte-americana, mesmo ante o temor crescente de migração em massa de depósitos para grandes bancos naquele país.

A previsão é de que, a partir da primeira semana de abril, começará a ser feita a certificação formal de participantes do FedNow, o que inclui testes de avaliação de sua capacidade operacional, bem como a experiência em rede da nova ferramenta por parte do usuário. Uma vez concluídos os certificados, terá lugar a validação do FedNow, ao longo de junho próximo, antes de seu lançamento, um mês depois.

Executivo do programa FedNow e primeiro vice-presidente do Fed de Boston, Ken Montgomery acentua que “o FedNow permitirá a todas as instituições financeiras participantes (das menores às maiores, e de todos os cantos do país) oferecer uma solução moderna de pagamento instantâneo”.

Ainda de acordo com Montgomery, “o início do serviço é apenas o começo e que o crescimento da rede de instituições financeiras participantes será fundamental para aumentar a disponibilidade dos pagamentos instantâneos para consumidores e empresas americanas”.

De acordo com o Fed, a versão estadunidense do Pix brasileiro consistirá em um “conjunto robusto” de funcionalidades básicas de compensação e liquidação, além de recursos de valor agregado.

O anúncio do FedNow, porém, não foi acompanhado de informações a respeito da adoção de quaisquer medidas de segurança contra vírus ou golpes, a exemplo do Pix canarinho, que tem sido alvo crescente de ataques, nos últimos meses.

Sou um profissional de comunicação com especialização em Economia, Política, Meio Ambiente, Ciência & Tecnologia, Educação, Esportes e Polícia, nas quais exerci as funções de editor, repórter, consultor de comunicação e assessor de imprensa, mediante o uso de uma linguagem informativa e fluente que estimule o debate, a reflexão e a consciência social.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS