Curiosidades
Lixo ou vaso sanitário? Desvende o destino ideal para o papel higiênico!
Descubra quais os pontos positivos e negativos de se jogar o papel higiênico diretamente na privada ou no lixo.
O hábito de jogar o papel higiênico diretamente no vaso sanitário e dar a descarga já é muito comum em diversos países do mundo. No Brasil, no entanto, existem banheiros que possuem até mesmo placas alertando sobre a proibição dessa prática.
Uma das principais razões para essa proibição é de que o nosso encanamento de esgoto, principalmente em nível residencial, pode não comportar resíduos como o papel higiênico, o que acarretaria o entupimento da tubulação.
Desse modo, muita gente fica em dúvidas de como proceder em relação ao descarte de papel higiênico. Será que o melhor é jogar no lixo ou na privada? Na verdade, as duas maneiras possuem pontos positivos e negativos.
Cabe ressaltar que a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) divulgou que a causa mais comum de entupimento é o descarte irregular de lixo, por isso não recomenda que o papel higiênico seja descartado pela privada.
Pontos positivos
Entre os principais pontos positivos de se descartar o papel higiênico na privada estão:
- Menos plástico: se a rede de esgoto do Brasil fosse preparada para receber o papel, a matéria-prima não traria riscos ambientais, ainda trazendo como vantagem a redução de sacolas plásticas utilizadas para descartar o papel no lixo;
- Maior praticidade: seria muito mais prático simplesmente jogar o papel sujo no vaso sanitário, além de evitar o manuseio de resíduos biológicos, que podem trazer contaminações caso alguém tenha uma doença infectocontagiosa, por exemplo;
- Tratamento simples: o composto principal do papel higiênico é a fibra de celulose, que é naturalmente biodegradável, o que facilitaria e muito seu tratamento nos esgotos.
Pontos negativos
Apesar dos pontos positivos que a prática traria, ainda assim não é recomendado jogar o papel higiênico diretamente no vaso sanitário, principalmente pelos motivos a seguir:
- Gasto de água elevado: seria utilizada mais água para dar descarga no papel higiênico no vaso, mesmo que ele se dilua no líquido, visto que seria preciso maior pressão para passá-lo pelo encanamento, gastando, assim, mais água;
- Infraestrutura insuficiente: até o presente momento, os projetos hidráulicos brasileiros não contam com a infraestrutura suficiente para adotar a prática de descartar o papel higiênico no vaso;
- Causar entupimentos e complicações: como os encanamentos brasileiros não estão preparados para essa prática, pelo menos até o momento, descartar o papel diretamente na privada pode ocasionar entupimentos e demais complicações.
Então, mesmo tendo diversos pontos positivos, a ideia ainda não deve ser implementada no Brasil, principalmente em casas comuns, já que isso pode ocasionar maiores dores de cabeça e te fazer entrar pelo cano, quase que de maneira literal.

-
Bancos16 horas atrás
Crise à vista? Santander fecha agências e demite centenas de funcionários
-
Tecnologia1 dia atrás
Aviação de luxo: confira os 5 jatos mais caros do mundo
-
Imposto de Renda - IRPF13 horas atrás
Nova tabela do Imposto de Renda é aprovada na Câmara e teto para isenção sobe
-
Economia2 dias atrás
Seu banco não quer que você veja este ranking de cartões para usar fora do Brasil
-
Finanças1 dia atrás
Nome continua negativado mesmo após pagar a dívida? Veja como resolver
-
Bancos1 dia atrás
Fim do papel? Banco do Brasil inova com comprovantes digitais via WhatsApp
-
Tecnologia8 horas atrás
Seu PC virou uma ‘carroça’? Pode ser culpa da última atualização do Windows
-
Economia1 dia atrás
Quais empresas da Bolsa ganham mais com a mistura de combustíveis?