Conecte-se conosco

Economia

Pix vai limitar valor de transação para diminuir risco de fraudes

Sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central será lançado em 16 de novembro.

Publicado

em

Guerra dos apps: Entre WhatsApp e Pix, qual a melhor opção para transferir dinheiro?

O Pix, sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central do Brasil (BC), prevê limitar os valores das transações. A decisão foi tomada depois das reclamações e preocupações dos bancos em relação a possíveis fraudes. O novo recurso será lançado em 16 de novembro.

“Discutimos muito com o Banco Central. Em todos os lugares do mundo tem limitação e, a princípio, não teria aqui. Sempre que se começa um sistema de pagamentos instantâneos há o risco de fraude, e não se ter uma limitação era uma preocupação grande”, afirma o diretor de estratégias PME e open banking do Itaú Unibanco, Carlos Eduardo Peyser. Assim, o BC definiu que o limite do Pix será igual a “transações equivalentes”.

De acordo com o executivo, a princípio, pensava-se que os DOCs e TEDs seriam as operações mais próximas, mas elas não são efetivadas fora do horário comercial. Sendo assim, não seria um bom comparativo no quesito segurança, por isso a conclusão de que o débito seja o equivalente mais adequado.

Porém, a redução de valor é uma possibilidade e ficará à definição de cada instituição. O limite da operação do Pix entre os bancos também não será igual, já que cada um possui um limite distinto. É importante destacar que, pelo que foi delimitado pelo BC, o limite da transação do Pix não pode ser menor que o limite do débito.

Segundo o diretor de Segurança Corporativa do Itaú, Adriano Volpini, esse limite não é “imutável”, podendo ser modificado depois. “É quase óbvio que teremos um avanço nessas ofertas do canal para o cliente. Mas o limite hoje visa mais preservar as pessoas e o sistema de pagamentos em si do que propriamente limitar perdas. Os bancos têm uma experiência e resiliência importantes para esse tipo de problema”, alega.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS