Conecte-se conosco

Agronegócio

Conheça a belíssima chuva de prata e saiba como cultivar essa planta

Com uma coloração encantadora, a chuva de prata é uma planta arbustiva muito ornamental e pode ser ideal para o jardim.

Publicado

em

Chuva-de-prata ou folha-de-prata (Leucophyllum frutescensé) é uma espécie arbustiva que apresenta ramagem ramificada, com folhagem e florescimento muito ornamentais. Suas folhas, com aspecto de feltro, apresentam pubescência levemente prateada, daí o nome.

As flores, por sua vez, podem ser de cor branca, rosa, roxa ou azul, de acordo com a variedade.

De baixa manutenção, a chuva-de-prata é um arbusto muito versátil, e pode ser plantada isolada ou em grupos. Desse modo, acompanhe as principais dicas para a rotina de cuidados com a folha de prata. 

Reprodução: Pinterest

Cuidados

Se você pretende cultivar a espécie, os cuidados empregues devem ser os básicos do cultivo tradicional. Logo, importante saber que a chuva de prata se multiplica por sementes ou por estacas postas a enraizar no final do verão, em substrato leve e drenável, mantido úmido.

Caso prefira, adquira mudas já desenvolvidas em viveiros ou lojas especializadas. Os preços, em geral, são bem acessíveis, e neste caso, será necessário fazer apenas o transplante para o local definitivo.

A chuva-de-prata se desenvolve em locais com clima seco e úmido, e também vive muito bem em vasos. Assim, não é necessário fazer um grande investimento de tempo ou de dinheiro para manter a chuva de prata bonita e saudável.

Além disso, a planta necessita de locais bem iluminados, com incidência de sol direto por pelo menos algumas horas do dia. As regas, por sua vez, podem ser feitas de duas e três vezes na semana, a depender das condições de temperatura onde sua plantinha está sendo cultivada.

Caso seja em local muito quente, regue com maior frequência.  

Adubações quase não são necessárias. Contudo, o recomendado é fazer uma aplicação anual de calcário, que pode trazer benefícios para a espécie e deixá-la ainda mais bonita.

Por fim, com relação à poda, não há muito com o que se preocupar, já que ela apresenta crescimento lento e quase não necessita ser podada. Ainda assim, as podas eventuais são importantes para manter a planta compacta e com bom aspecto. 

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS