Conecte-se conosco

Tecnologia

Anatel confisca carga com quase 10 mil carregadores falsos

Equipamentos de origem chinesa foram apreendidos em Canoas, no Rio Grande do Sul. Carga foi apreendida e levada para a Receita Federal.

Publicado

em

Agentes do Plano de Ação de Combate à Pirataria da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) apreenderam uma carga com quase 10 mil carregadores de celular sem a devida autorização para uso no Brasil.

Ao todo, 9,7 mil unidades foram recolhidas em uma transportadora localizada em Canoas (RS), durante a última sexta-feira (16). Nenhum deles possuía homologação na Agência.

A desconfiança começou depois que fiscais da Divisão de Repreensão ao Contrabando e Descaminho (Direp) da Receita Federal constataram que havia uma carga grande de produtos fabricados na China e começaram a fazer inspeções físicas.

Modelos diferentes

Eles identificaram, pelo menos, quatro modelos diferentes de carregadores e observaram que não havia nenhum registro de homologação no sistema da Anatel. Todo o carregamento foi recolhido e levado para o depósito da Receita Federal.

O uso desse tipo de equipamento, sem a devida documentação e registro de autorização, pode acarretar sérios riscos aos usuários.

Carregadores irregulares, especialmente, pelo contato direto com a energia elétrica, podem oferecer riscos de descargas elétricas e explosões.

Além disso, eles prejudicam a saúde da bateria do aparelho celular e comprometem os dispositivos internos do telefone.

Como descobrir que o equipamento é homologado?

Qualquer produto relacionado à telecomunicação só pode ser vendido no Brasil se possuir a certificação técnica da Anatel. O registro é uma forma de garantir a confiabilidade do equipamento.

A Agência tem, hoje, mais de 100 mil produtos certificados e homologados, conforme padrões de segurança e qualidade. A maioria deles é fabricada no Brasil, China e Estados Unidos.

Se você tem dúvidas sobre a procedência de algum produto, é possível descobrir se ele é homologado pela Anatel. Basta acessar o site chamado Mosaico Anatel, criado pela Agência, e fazer a consulta.

Você deverá clicar em “Consultar Produtos Homologados e (ou) Certificados” e informar o número do selo da Anatel que fica na embalagem ou no próprio produto.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com especialização em Comunicação Digital, e que trabalha há 14 anos como repórter e redator

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS