Tecnologia
Navegador da Amazon? Empresa deve criar concorrente do Google Chrome
Pesquisa enviada por e-mail a usuários levanta suspeitas sobre os planos da companhia. Varejista mira em nova ferramenta para internet.
Um pesquisa enviada pela Amazon para o e-mail de alguns usuários, na última semana, está alimentando a teoria de que a empresa estaria desenvolvendo um navegador próprio.
Isso porque as perguntas feitas aos clientes visam entender melhor o que faria alguém experimentar uma nova ferramenta de acesso à internet.
Será que vem aí mais um concorrente para o Google Chrome? Essa tem sido a grande especulação do mercado, nos últimos dias, depois dos rastros deixados pela própria Amazon.
Fortes indícios
O texto de introdução da pesquisa ressalta que os participantes fornecerão valiosas contribuições para o desenvolvimento de inovações capazes de aprimorar a experiência de navegação de uma grande quantidade de usuários.
Diante disso tudo, não resta opção ao mercado, neste momento, a não ser cogitar a chegada de uma nova opção de navegador. Um usuário que recebeu o questionário chegou a publicar um print do e-mail nas redes sociais.
Por que a empresa criaria um navegador próprio?
Com tanta presença e capilaridade em diversas frentes de consumo, outra pergunta que perambula por aí é sobre o porquê da Amazon desejar criar um navegador próprio.
Estamos falando da maior varejista on-line dos EUA, que possui um estúdio de sucesso e um serviço de streaming com grandes produções. A empresa, no entanto, não se restringe a isso.
A Amazon é uma grande investidora em publicidade. E, hoje, esse campo é mais rentável para ela do que o Prime Video, por exemplo.
Em 2011, a empresa criou o navegador chamado Silk, que está limitado hoje a complementar produtos da companhia, como o Fire TV Stick.
Tópicos
Essa nova pesquisa, no entanto, parece mais sobre um navegador completo, pois, entre os tópicos abordados, aparecem coisas como: sincronização, privacidade, opções de compra, texto para fala, extensões e bloqueio de rastreadores de terceiros.
Esse último item, ao contrário dos demais, que são, naturalmente, esperados em um navegador moderno, chama bastante a atenção. Além do Opera e do Brave, os demais navegadores disponíveis hoje não possuem essa opção integrada.
A possibilidade de bloqueio de rastreadores seria um atrativo importante para uma nova ferramenta. Resta-nos esperar para ver se a suspeita se confirmará. A pesquisa com usuários foi encerrada no último dia 19.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025