Bancos
Dilma Rousseff assume presidência do banco do Brics com salário equivalente a R$ 257 mil
Dilma Rousseff assume presidência do banco do Brics; foco em desenvolvimento sustentável e combate à pobreza.
A antiga líder do Brasil, Dilma Rousseff, assumiu oficialmente a presidência do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), também chamado de “banco do Brics”, na sexta-feira (24). Dilma recebeu a indicação do governo Lula para o posto.
Dilma permanecerá à frente do NBD até julho de 2025. A indicação de um novo líder para o banco estava a cargo do Brasil.
A ex-presidente foi aprovada por um comitê da instituição após ser submetida a uma série de questionamentos por ministros da área econômica dos outros países membros do grupo – África do Sul, China, Índia e Rússia. Antes de Dilma, Marcos Troyjo, outro brasileiro, ocupava o cargo. Troyjo é diplomata e foi nomeado presidente do NBD em 2020 por Jair Bolsonaro.
A sede do NBD está localizada em Xangai, China. Dilma e Lula devem visitar o país em breve. O NBD tem como objetivo financiar projetos de infraestrutura e desenvolvimento sustentável nos países-membros.
Luta contra a fome e a pobreza
Em comunicado, o NBD declarou que, durante seu mandato no Brasil, Dilma se concentrou em combater a pobreza e expandir programas sociais implementados durante os mandatos de Lula, de 2003 a 2010.
“Devido a um dos processos de redução da pobreza mais intensos da história do país, o Brasil foi retirado do Mapa da Fome da ONU”, afirma o comunicado do NBD.
No anúncio à imprensa, o banco também destacou que, no âmbito internacional, Dilma defendeu a soberania de todos os países e a promoção do multilateralismo, do desenvolvimento sustentável, dos direitos humanos e da paz.
“Durante seu governo, o Brasil participou ativamente de todos os fóruns internacionais sobre clima e proteção ambiental, culminando em uma participação decisiva no Acordo de Paris”, acrescentou.
Segundo a avaliação do NBD, Dilma aprofundou consideravelmente a cooperação entre o Brasil e vários países da América Latina, África, Oriente Médio e Ásia.
Trajetória
Natural de Belo Horizonte (MG), Dilma Rousseff tem 75 anos e possui formação em economia. Na época da ditadura militar, ela fez parte de grupos clandestinos de esquerda, sendo posteriormente presa e torturada.
No Rio Grande do Sul, colaborou na criação do Partido Democrático Trabalhista (PDT). Ingressou no PT em 2001. Durante os governos Lula, atuou como ministra de Minas e Energia e chefe da Casa Civil.
Nesta última posição, gerenciou o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), um dos principais projetos do governo, sendo apelidada por Lula de “mãe do PAC”.
Em 2010, foi eleita presidente e reeleita em 2014. Em 2016, enfrentou um processo de impeachment e teve seu mandato cassado. Tentou uma vaga no Senado por Minas Gerais em 2018, mas não obteve sucesso.

-
Bancos15 horas atrás
Crise à vista? Santander fecha agências e demite centenas de funcionários
-
Tecnologia1 dia atrás
Aviação de luxo: confira os 5 jatos mais caros do mundo
-
Imposto de Renda - IRPF11 horas atrás
Nova tabela do Imposto de Renda é aprovada na Câmara e teto para isenção sobe
-
Economia2 dias atrás
Seu banco não quer que você veja este ranking de cartões para usar fora do Brasil
-
Finanças1 dia atrás
Nome continua negativado mesmo após pagar a dívida? Veja como resolver
-
Bancos24 horas atrás
Fim do papel? Banco do Brasil inova com comprovantes digitais via WhatsApp
-
Tecnologia7 horas atrás
Seu PC virou uma ‘carroça’? Pode ser culpa da última atualização do Windows
-
Economia1 dia atrás
Quais empresas da Bolsa ganham mais com a mistura de combustíveis?