Conecte-se conosco

Automobilística

Placas para recém-habilitados: Solução milagrosa ou armadilha perigosa?

PL pretende lançar lei para tramitar na Câmara de Deputados a obrigatoriedade da placa “recém-habilitado” com durabilidade de 4 meses de uso.

Publicado

em

O uso da placa para recém-habilitados foi uma ação do PL, que colocou um parecer na Câmara de Deputados para tornar obrigatório, informando que o condutor acabou de tirar a carteira de motorista e precisa usar a placa durante 4 meses.

A placa será um adesivo autocolante, que ficará em posição de ótima visão para informar que o condutor do veículo é um recém-habilitado. Essa proposta foi apresentada pelo Deputado José Neto (PP/GO).

A medida será válida apenas para algumas categorias, são elas: Categoria A, Categoria B e AB. Segundo o projeto, a placa adesiva será fornecida pela autoescola e a não utilização da placa acarretará em multas cujo valor ainda não foi definido.

Segundo o autor que move o projeto, a falta de experiência na condução pode aumentar o número de acidentes, além de oferecer riscos às pessoas, atrasar prazos de entregas ou recebimentos, danificar cargas, entre outros fatores que possam gerar algum risco.

O deputado ainda pontua a importância para assegurar vidas no trânsito, sendo um projeto de baixo custo, auxiliando a eficácia dos condutores e facilitando a vida nas estradas, rodovias e conviventes de trânsitos, sem contar na diminuição de lesões e o número de acidentes.

Em contrapartida, uma matéria publicada por Márcia Pontes, no Portal do Trânsito, relata que a placa informando que o condutor é recém-habilitado pode prejudicar mais do que ajudar, seja o condutor ou até os outros condutores.

Tornando-se uma armadilha e até dor de cabeça desnecessária, visto que quando o condutor do veículo é uma mulher, muitos outros condutores que não respeitam as sinalizações aproveitam para tirar sarro ou buzinar. Ainda alerta que a placa de “recém-habilitado” pode virar contra o próprio condutor.

Ela relata que mesmo que o novo condutor seja o causador do acidente, a falta de experiência pode ser um motivo para que ele saia como culpado e seja forçado a pagar por todos os prejuízos, isso tiraria todo o critério da placa de paciência e tolerância.

Ainda continua dizendo que quando há acidentes envolvendo recém-habilitado e outro condutor mais experiente, o condutor tira fotos da placa como se isso por si só já fosse um motivo para levar junto às autoridades e explicar o acidente. Isso se o motorista for mal-intencionado.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS