Educação
Vamos falar de gramática: Você sabe quando usar ‘eu’ ou ‘mim’?
Gramática é difícil, vamos ser sinceros e sem julgamentos. Você sabe certinho as regras de colocação pronominal? Se não sabe, é hora de aprender!
Há quem tenha facilidade com gramática, mas que de fato as regras são complexas, isso todo mundo está cansado de saber. Mas também sabemos o quanto uma fala fluída e bem articulada pega bem nos mais diversos ambientes, passando até mais credibilidade a quem fala. Taí a importância da regrinha de que vamos tratar agora.
A comunicação coloquial, seja ela oral ou escrita, acaba por acostumar os brasileiros com os famosos vícios de linguagem, dessa maneira, muitas vezes cometemos erros ao escrever algo mais formal.
Você sabe se o correto é “para eu” ou “para mim”? A língua portuguesa é diversa e eu tenho que te falar, ambas as formas estão corretas, mas, depende de onde você quer usá-la.
O uso do “eu” e do “mim” pode ser confuso para alguns, sendo uma das maiores dúvidas sobre gramática. Mas não se preocupe: agora você vai saber corretamente.
Tudo bem utilizar o pronome errado numa conversa informal. No entanto, quando estamos dentro do ambiente profissional ou acadêmico, por exemplo, os erros são menos aceitos.
Antes de mais nada, é preciso entender que o “mim” é um pronome de caso oblíquo, ou seja, exerce a função de complemento verbal ou nominal, enquanto o “eu” é um pronome pessoal de caso reto, exercendo a função de sujeito ou predicativo do sujeito.
Sabendo disso, vamos voltar às aulas de colocação pronominal. Veja algumas frases que utilizam de forma correta ambos os pronomes pessoais:
- Eu preciso terminar esse resumo ainda hoje.
- Eu fiz a sobremesa para você e para mim.
- Quando você vai começar a acreditar em mim?
- Eu não acredito que você foi capaz de fazer uma coisa dessas.
Para se lembrar de quando não utilizar o “mim”, sempre lembre-se dessa regrinha, o “mim” não conjuga verbo. Ou seja, não existe “para mim fazer”, “mim gosta”, entre outros, sendo o correto, o uso do “eu”, nesses casos: “para eu fazer” e “eu gosto”.
Vai usar pronome pessoal antes do verbo? Nesse caso, deve-se utilizar o “eu”. Vai utilizar pronome depois da preposição? O correto é utilizar o “mim”.
Voltando ao “para eu” e “para mim”, o “eu” deve ser utilizado quando for o sujeito da oração e sempre seguido de um verbo no infinitivo. Já o “mim” é utilizado como objeto indireto em uma oração, sendo precedido de uma preposição, no caso citado, o “para”. Veja exemplos:
- Eles compraram uma geladeira nova para mim.
- Não crie mais intrigas para eu ter que resolver.
Ficou claro agora? Saber o porquê de se falar de um modo ou de outro deixa a gente mais consciente das regras, e aí internalizá-las fica mais fácil e até mais interessante.
-
Cotidiano2 dias atrás
Nem pense em batizar seu filho assim: 100 nomes que são proibidos no Brasil
-
Tecnologia22 horas atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Tecnologia1 dia atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Finanças2 dias atrás
Como reconhecer a moeda de 25 centavos que pode valer até 900x mais?
-
Tecnologia24 horas atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Finanças2 dias atrás
Dá para ganhar dinheiro com a nova IA do WhatsApp? Veja do que ela é capaz