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Startup Agilizamed, do PR, reduz filas de espera do SUS
Empresa nasceu em 2020.
Uma startup de Francisco Beltrão, no Paraná, chamou a atenção dos investidores ao conseguir reduzir as filas por consultas especializadas no Sistema Único de Saúde (SUS).
A companhia conseguiu criar um sistema que conecta médicos generalistas e especialistas na área de Ortopedia.
O recurso aponta resultados com uma ferramenta para a redução de filas em unidades de Saúde e atuando em benefício, principalmente, dos pacientes.
O médico e cofundador Diogo Hiroshi Beçon Kussakawa disse que a Agilizamed nasceu com o propósito de fazer a ponte entre as atenções básica e especializada, diminuindo a fila de espera que traz desconforto, especialmente para os usuários.
“Em plena Covid-19 fomos procurados por agentes do poder público regional porque a fila para consultas de especialistas estava muito grande. Buscamos ampliar a contratação de médicos e investir em capacitação de generalistas. Ambas não deram certo. Foi então que surgiu a tecnologia, através das interconsultas, e começamos a ter resultados positivos”, comenta Diogo.
Agilizamed
Kussakawa destacou que em 2020 a plataforma foi apresentada à Prefeitura de Bom Jesus do Sul, no sudoeste do Paraná. Sem custos para o poder público, o projeto foi implantado. Após dois anos de trabalho no município, a startup conseguiu reduzir em 83% o número de pacientes na fila para consultas. O tempo de espera por esse atendimento também caiu com a ajuda da solução, de 90 dias para apenas sete.
Segundo ele, os resultados obtidos foram possíveis com a ajuda de uma plataforma desenvolvida pela empesa. Por meio dela, os clínicos gerais seguem um guia de atendimento e preenchem um histórico completo do paciente, tudo de forma digital. Ele é transformado em relatório e enviado ao grupo de ortopedistas credenciados pela startup. Os especialistas, então, têm até 24 horas para enviar um parecer.
“Tudo acontece observando-se a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). O clínico geral recebe o parecer, assinado digitalmente, indicando se o caso é de urgência, se precisa de consulta ou dá orientações de conduta médica para o paciente. Isso reduz as filas e traz tranquilidade para quem precisa do sistema, já que muitos municípios pequenos não contam com especialistas”, afirma o médico.
Licitada em um chamamento público feito pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde do Sudoeste do Paraná (Consud), a startup começou a atender aos 27 municípios que fazem parte do sistema. A expectativa é de que mais de 350 mil pessoas sejam beneficiadas com a solução. Agora, a intenção é de que mais especialistas sejam incluídos na plataforma.
(com Agência Sebrae).
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