Bancos
BNDES libera financiamento de R$ 700 milhões a projeto de usinas solares
Além de adicionar 144 megawatts de potência elétrica, iniciativa reduzirá emissões de 476 mil toneladas de CO2
Maior valor financiado pelo banco de fomento para um projeto de energia distribuída e renovável, o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) acaba de aprovar um financiamento de R$ 700 milhões para implantação de 49 usinas solares pela (re)Energisa – empresa do grupo Energisa – nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
O projeto da modalidade de energia limpa – que abrange pequenos sistemas instalados em telhados, fachadas e terrenos no próprio local de consumo ou próximo – permitirá a adição de 144 megawatts de potência elétrica, dessa matriz energética renovável. A estimativa é de que a iniciativa contribuirá para reduzir a emissão de 476 mil toneladas de gás carbônico (CO2) na atmosfera, em seus 25 anos de vida útil.
De acordo com a diretora de Infraestrutura, Transição Energética e Mudança Climática do BNDES, Luciana Costa, “esse investimento vai levar energia solar distribuída para 28 municípios, onde serão instaladas 49 usinas que vão beneficiar mais de 4.500 mil micro, pequenas e médias empresas”.
Usinas fotovoltaicas possuem menor variabilidade de geração de energia ao longo de um ciclo anual, se comparadas a projetos que utilizam recursos hídricos e eólicos, além de proporcionarem maior segurança ao sistema elétrico.
Segundo a vice-presidente de Soluções Energéticas da (re)Energisa, Roberta Godoi,
“o Grupo Energisa quer se posicionar como protagonista na transformação energética, entregando a melhor solução de energia para os negócios e as pessoas, construindo um mundo mais sustentável”, acrescentando, que, nesse sentido, a companhia “está pronta para atender as mais diversas necessidades dos clientes, relacionadas à essa energia, com base na experiência centenária do setor”.
Sobre a atuação do grupo empresarial, Roberta assinala que “somos o único grupo do setor elétrico que oferece solução completa no conceito ‘one stop shop’, ou seja, tudo que o cliente precisa está concentrado em uma única plataforma. Além da robustez da nossa rede, temos a (re)energisa, marca dedicada aos negócios focados na promoção de uma economia de baixo carbono”.

-
Tecnologia17 horas atrás
Desconexão noturna: por que desligar o Wi-Fi do celular é essencial?
-
Tecnologia20 horas atrás
5 ajustes essenciais em celulares Samsung que todo dono deve fazer
-
Mundo1 dia atrás
Musk deve deixar o governo Trump em breve, diz jornal
-
Agronegócio2 dias atrás
Não mate sua planta! Veja dicas essenciais para cuidar da zamioculca
-
Mundo18 horas atrás
Estes são os passaportes mais poderosos do mundo – incluindo o brasileiro
-
Mundo2 dias atrás
5 melhores cidades do mundo para quem quer impulsionar a carreira fora do Brasil
-
Carreira2 dias atrás
Profissão mais bem paga do Brasil surpreende; conheça o topo do ranking salarial
-
Investimentos2 dias atrás
Estudo revela cor de tinta que pode aumentar o valor da sua casa