Conecte-se conosco

Tecnologia

Impressionante! NASA divulga imagens inéditas do solo de Marte

Registro feito no dia 6/4 pelo robô Perseverance mostram um cenário rochoso. Temperatura no planeta pode chegar a -125ºC, durante o inverno

Publicado

em

De tanto ouvir falar sobre as buscas por indícios de vida em Marte, com certeza, você já deve ter imaginado, por mais breve que seja, sobre como seria a superfície do planeta vizinho.

A Agência Espacial Norte-Americana (NASA), que segue na empreitada para identificar possíveis seres fora da Terra, divulgou imagens recentes do local.

Elas foram coletadas pelo robô andarilho Perseverance, anunciado em 2020, que está em missão no Planeta Vermelho desde fevereiro de 2021.

As imagens revelam um solo rochoso, levemente acidentado, em local de deserto, com muitas pedras pelo caminho e bastante poeira.

Veja:

Região desértica em Marte (Imagem: NASA)

Imagens mostram muitas pedras pelo caminho (Imagem: NASA)

Registro feito no dia 6/4 pelo robô Perseverance, da Nasa (Imagem: NASA)

Solo rochoso do Planeta Marte (Imagem: NASA)

O registro das imagens foi feito no último dia 6 de abril. Elas demonstram um cenário de completo silêncio, sem qualquer sinal de vida.

Marte é um planeta frio, com temperaturas que chegam a -125ºC no inverno e 22ºC no verão. O robô andarilho da Nasa tem a largura de um carro, com 2,2 metros de altura, e foi feito para suportar as condições climáticas do local.

Rover Perseverance

Lançado em 2020, o projeto do Perseverance, que significa Perseverança em português, foi criado para documentar rochas, coletar sedimentos, buscar possíveis sinais de vidas passadas e caracterizar o clima e a geologia de Marte.

O nome foi escolhido para demonstrar a insistência e determinação dos cientistas da NASA em seguir pesquisando sobre o planeta vizinho.

O robô chegou a Marte em 18 de fevereiro de 2021, ou seja, há mais de 760 dias. Ele deverá retornar ao planeta Terra, futuramente, trazendo alguns dos sedimentos coletados em Marte.

Tecnologia

O Perseverance é equipado com uma broca capaz de perfurar superfícies rochosas e, também, com um helicóptero, chamado Ingenuity, que é a primeira aeronave a tentar um voo motorizado e controlado em outro planeta.

Os pesquisadores acreditam que a tecnologia desenvolvida para ele abrirá caminhos para futuras missões e pesquisas, inclusive com presença humana, tanto na Lua quanto em Marte.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com especialização em Comunicação Digital, e que trabalha há 14 anos como repórter e redator

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS