Conecte-se conosco

Agronegócio

Sabia dessa? A patchouli é uma erva exótica e cheia de benefícios

Versátil, a erva pode ser utilizada com diferentes finalidades. A planta possui efeito tranquilizante, sedativo, hipotensor e analgésico.

Publicado

em

Pogostemon cablin, popularmente conhecida como Patchouli, é uma erva medicinal da família da hortelã que pode ser usada para diferentes finalidades.

Suas flores são ideais para a preparação de óleos essenciais, chás ou tinturas, enquanto as folhas cumprem o mesmo propósito, além de cremes enriquecidos com os seus extratos.

No geral, as propriedades da Patchouli incluem ação bactericida, antifúngica, expectorante, anti-inflamatória, antisséptica, analgésica, antialérgica, cicatrizante, sedativa, hipotensora, regeneradora para a pele e estimulante para o estômago, facilitando a digestão e aliviando a náusea e enjoo.

Reprodução: Freepik

Por aí se concluir que os benefícios da erva são muitos, não é mesmo? Desse modo, acompanhe as vantagens de seu consumo.

Benefícios

  1. O óleo essencial desta planta possui propriedades calmantes e relaxantes e pode ser utilizado em massagens, diretamente na pele, ajudando a melhorar a aparência da pele áspera, seca, flácida, desvitalizada ou envelhecida;
  2. Além disso, a planta também ajuda no tratamento de problemas de pele como celulite, eczema, chagas, acne, dermatite ou micoses;
  3. O chá desta planta possui efeito tranquilizante, sedativo, hipotensor e analgésico, sendo uma ótima opção para tratar a dor de cabeça ou para aliviar o estresse;
  4. Ajuda no tratamento de diversos problemas de estômago como dor ou desconforto abdominal, gastrite, náusea ou má digestão;
  5. É eficaz contra os sintomas provenientes de cólicas menstruais;
  6. Alivia a agitação, irritabilidade, insônia e ansiedade;
  7. Além disso, o seu óleo é vastamente usado para fixar fragrâncias e aromas na área da perfumaria;
  8. Pode servir como aromatizante natural para ambientes. Neste caso é recomendável a utilização do óleo essencial da planta ou de flores e folhas secas.

Diante de tantos benefícios, vale a pena ter a erva em casa. Lembrando que você pode comprá-la pronta para uso em lojas de produtos naturais ou até mesmo investir no cultivo, que se mostra muito simples e prático.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS